Sabor milenar - arroz preto e seus benefícios

Sabor milenar  arroz preto

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Agricultura de Campinas, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, revelou que o arroz preto contém 20% mais proteína e 30% mais fibras do que a versão integral. As calorias são praticamente as mesmas - em 100 gramas, o preto traz 359 e o integral, 362.

O levantamento ainda aponta a relação aos benefícios à saúde, já que o grão é rico em flavonóides que possuem propriedades antioxidantes, além de ser um produto utilizado na prevenção de diversas doenças como, por exemplo, cardíacas e diabetes.

As características peculiares desse arroz despertam cada vez mais o interesse dos consumidores também no Ocidente, onde já é possível encontrar uma série de receitas que o utilizam como base.

O aroma e o sabor acastanhados são de aguçar o paladar. Os grãos curtos, arredondados e macios, com coloração preta quando crus, tornam-se roxos após o cozimento, conferindo visual marcante.

"Arroz proibido"

Marcante e repleto de propriedades nutricionais, o arroz preto é de origem chinesa. Muito utilizado na culinária milenar, seu cultivo já era feito na China há mais de 4 mil anos e na época era conhecido como "Arroz Proibido" devido à restrição de seu consumo.


Por Livany Salles

Comente