Sabor da África: malva pudding

Sabor da África malva pudding

Um gostinho doce que vem lá da África do Sul. A blogueira Mirella Luiggi, que escreve para o Casa de Firulas, conta que "o malva pudding está para as famílias de Cape Town assim como o pudim de leite está para nós: tem em todo canto e é sucesso garantido".

De textura que lembra um bolo de chocolate molhadinho, o doce não leva chocolate e tem um gosto bem diferente. A calda faz toda a diferença. Confira:

Malva Pudding (Por Mirella Luiggi, Casa de Firulas)

Ingredientes:

1 ovo

250g de açúcar

1 C.S. (bem cheia) de geléia de damasco

250g de farinha de trigo

1 C.C. de bicarbonato de sódio

uma pitada de sal (não entrou no vídeo porque eu esqueci de gravar! rá)

1 C.S. de manteiga

1 C.S. de vinagre

250ml de leite integral

Ingredientes da calda:

150g de açúcar

225ml de leite

225ml de creme de leite

25g de manteiga

1 C.C. de essência de baunilha ou uma fava de baunilha

Modo de preparo

Bata o ovo e o açúcar. Adicione a geléia. Em um pote separado: misture a farinha e o bircabonato de sódio (aqui vai a pitada de sal também). Em uma outra vasilha: misture a manteiga derretida com o vinagre e o leite. Misture tudo e bata na batedeira. Coloque em uma forma untada e asse por cerca de 30 minutos no forno baixo (180°C).

Para fazer a calda:

Junte todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo até que eles se dissolvam bem. Retire do forno e acrescente o creme de leite. Coloque a calda em cima do bolo ainda quente. Faça furos para que a calda entre melhor nele. Sirva com sorvete ou chantilly e uma porção extra de calda!

Por Lívany Salles

Comente