Ronaldo Ayres: o mestre das redondas!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
ronaldo ayres

foto divulgação

Ele chega na pizzaria, senta-se a mesa e degusta um prato de pizza. E observa tudo, desde o ambiente até o sabor. No momento em que se prepara para apreciar mais uma redonda já sabe se o estabelecimento será bem sucedido ou não.

Não é polêmico como Gordon Ramsay, da série de TV Hell's Kitchen, transmitida no canal a cabo GNT, mas até que poderia ser o nosso Gordon brasileiro, sem ser aquele tipo "bravo" que o escocês é no reality show.

Trata-se do consultor e mestre pizzaiolo Ronaldo Ayres, conhecido como Senhor Pizza. O título não é à toa. Ele está envolvido neste ramo desde os nove anos e, hoje, com mais de 30 anos de profissão, traz no currículo especialização no Brasil e no exterior. Isso sem contar as mais de 150 pizzarias já vistoriadas por ele.

Vila Sabor:Qual é o segredo de uma boa pizza?

Ronaldo Ayres: O segredo está na composição. Começa na massa, com o tempo de descanso da fermentação. Esperar o tempo correto é o grande segredo da massa. Em seguida, um molho bem preparado e descansado. Em terceiro, a cobertura equilibrada. Somando-se esses três itens têm-se o melhor da pizza. Por fim, a temperatura correta entre o teto e o lastro (forno) é entre 280 e 300º C.

Vila Sabor:Qual é a diferença entre a pizza feita em casa e a preparada na pizzaria?

Ronaldo Ayres: Quando é feita no forno a gás, perde-se a qualidade da pizza na terceira vez que é aberto, pois a temperatura não é mantida. Existe um mito em relação ao forno a lenha. Pode-se ter a melhor pizza no forno a gás, tudo depende da técnica.

Vila Sabor: Mesmo com tantos tipos, a pizza de mussarela ainda é a preferida dos consumidores?

Ronaldo Ayres: Com certeza. Em uma pesquisa organizada há três meses com as mil melhores pizzarias de São Paulo constatei que a primeira ainda é a de mussarela. Em segundo, a de marguerita. Na terceira posição, calabreza. E, em quinto, a de frango com catupiry.

Vila Sabor: Acredita que a pizza brasileira é a melhor do mundo?

Ronaldo Ayres: Perdemos em relação à quantidade de consumo apenas para os Estados Unidos e para a Itália. Mas em qualidade, temos a melhor pizza do mundo. Acredito que pela criatividade do brasileiro.

Por Livany Salles

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: profissão sabor pizza