Restaurante faz pratos com comidas que seriam jogadas fora

The Real Junk Food Project

Foto - Reprodução/TheRealJunkFoodProject

O café Pay As You Feel (traduzido o inglês, "Pague O que Você Quiser") fica em na cidade de Leeds, na Inglaterra, e desde 2013 usa alimentos fora da validade, mas que ainda estão bons para consumo.

Quem se interessa pela ideia e pede por algum prato, paga a quantia que quiser - como o próprio nome sugere. Não são usados os mantimentos que já foram jogados no lixo, apenas os que ultrapassaram a validade indicada na embalagem ou que seriam descartados por que não foram utilizados.

A iniciativa é parte de um projeto chamado de "The Real Junk Food" (em tradução livre, "A verdadeira comida junk, do lixo"), criado pelo inglês Adam Smith e pela brasileira Johanna Hewitt. O objetivo é reutilizar a comida que sobra em grandes locais, baseados nos altos índices de desperdícios de comida no mundo.

Para ter uma ideia, a Organização da Comida e Agricultura das Nações Unidas (FAO) afirma que 1,3 bilhões de toneladas de lixo são jogadas no lixo, por ano. Isto significa que 40% da produção global é levada diretamente às lixeiras, sem consumo algum.

O cardápio do café Pay As You Feel é variado dia a dia e elaborado com o que se tem no estoque - por isso, não espere pelo "prato da casa", já que todos os dias o menu tem uma surpresa diferente. O casal, antes de pegar as comidas, certifica-se que os alimentos podem ser consumidos e se têm valores variados de nutrientes para as refeições.

Clique aqui para conferir o projeto e aqui para conhecer o café que fica em Londres.

Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: alimentos desperdício restaurante