Receitas sem glúten com amaranto

Receitas sem glúten com amaranto

Foto Divulgação Vitalin

O amaranto é um cereal nobre cultivado na região dos Andes que caiu no gosto dos adeptos da alimentação saudável por conta de suas múltiplas propriedades nutritivas. Além de dar um toque sofisticado à culinária em geral, o cereal é rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O consumo do amaranto popularizou-se entre os atletas e esportistas em geral graças ao alto valor protéico - que atua na manutenção e no aumento da massa magra -, de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais. Além disso, contribui para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Confira agora receitas sem glúten da Vitalin:

Torta rápida (sem glúten)

Produto: Amaranto e Farinha de Quinoa

Ingredientes:

200g de requeijão cremoso, 3 ovos, 300 ml de leite, 1 ½ xícara (chá) de Amaranto em Flocos + 1 colher (sopa) para polvilhar, 1 xícara (chá) de amido de milho, ½ colher (sopa) de fermento químico em pó, 2 colheres (sopa) de queijo ralado, margarina para untar, Farinha de Quinoa para polvilhar

Recheio:

200g de peito de peru picado, 200g de mussarela picada, 1 colher (sopa) de salsa picada. Misture o peito de peru, o queijo e a salsa e reserve.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes da massa. Em uma forma untada com a margarina e polvilhada com Farinha de Quinoa espalhe a metade da massa, coloque o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Polvilhe com o Amaranto em Flocos e leve ao forno 180 graus para assar até dourar.

Rendimento: 12 porções

Farofa Fantasia com Amaranto (sem glúten e lactose) Produto: Amaranto

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada, 1 xícara (chá) de Amaranto em Flocos, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 dentes de alho picado, 1 cebola picada, 2 tomates firmes sem pele e sem sementes em cubos, 100 g de azeitonas verdes picada, 4 ovos cozidos e picados, 50 g de amendoim frito sem pele, 3 colheres (sopa) de salsa picada, 1 colher (sopa) de orégano, Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue no azeite de oliva o alho e a cebola até dourar. Acrescente os tomates e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a farinha de mandioca, o Amaranto em Flocos Vitalin e as azeitonas e continue a mexer no fogo por mais 5 minutos. Desligue. Acrescente os ovos, o amendoim, a salsa, o orégano e tempere com sal. Envolva bem e sirva quente ou fria.

*Acompanha bem churrasco.

Rendimento: 15 porções

Por Livany Salles

Comente