Receitas que sujam pouca louça

Receitas rápidas, práticas e fáceis para quem quer poupar tempo e trabalho
receitas que sujam pouca louça

foto: Corbis

Quer comer alguma coisinha saborosa, mas que seja rápida e fácil de fazer? Nós sugerimos mais: receitas que sujam pouca louça, aí o trabalho acaba rapidinho! Mas aqui vão algumas diquinhas: quanto menor for o que você sujar, mais fácil vai ser de lavar. Mas no caso de coisas grandes como uma tábua, você lava menos vezes, perceba!

Se você por acaso usar duas panelas, uma delas pode servir de pote. Sempre que começar uma receitinha, calcule também os recipientes necessários e veja se dá para você usá-las duas vezes sem precisar lavar. Além disso, o prato que você usou para preparar algo pode ser o mesmo prato que você usa para comer. Poupe tempo!


Macarrão de forno rápido

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

1 lata de molho de tomate

200 g de requeijão

1 lata de creme de leite

sal e pimenta a gosto

300 g de mussarela cortada em pequenos cubos

300 g de presunto cortado em pequenos cubos

500 g de massa curta cozida "al dente"

queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Junte o molho de tomate o requeijão e o creme de leite. Tempere com o sal e a pimenta. Deixe no fogo brando até o requeijão derreter. Desligue o fogo, misture a mussarela e o presunto. Em um refratário, coloque o macarrão, despeje o molho e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 200ºC durante 20 minutos. Sirva em seguida.

Bolo de banana

3 bananas

1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar

3 ovos

1/2 xíc. (chá) de óleo

2 xíc. (chá) de farinha de trigo

1 col. (sopa) de fermento em pó

1 col. (chá) de canela em pó

Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo 

Amasse as bananas, misture com o açúcar e reserve. Em uma tigela, bata os ovos e acrescente o óleo, misturando bem com um batedor de arame (fouet) - não é preciso batedeira ou liquidificador. Peneire sobre eles os ingredientes secos e incorpore. Acrescente a pasta de banana com açúcar e mexa até ficar uniforme. Despeje a massa em uma forma média untada e enfarinhada. Asse em forno médio pré aquecido (cerca de 180ºC) por cerca de 40 minutos ou até dourar. Teste com um palito ou faca – se sair limpo, o bolo está pronto. Desenforme ainda morno. 

Casquinha de siri no microondas

Ingredientes 

500 g de carne de siri desfiada

4 colheres (sopa) de suco de limão

Sal a gosto

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

3 tomates médios sem pele, sem semente, picados

1 cebola grande ralada

2 dentes de alho amassados

1 xícara de coentro picado

1 pimenta-malagueta amassada

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

Lave o siri desfiado sobre uma peneira. Coloque numa tigela com o suco de limão e sal a gosto. Deixe tomando gosto. Numa vasilha própria para micro-ondas, coloque o azeite, os tomates, a cebola ralada, o alho, o coentro e a pimenta-malagueta. Leve ao micro-ondas, em potência alta, por 8 minutos, mexendo na metade do tempo. Escorra a carne de siri, junte ao refogado e misture bem. Verifique o sal. Volte ao micro-ondas por mais 8 minutos, em potência alta. Na metade do tempo, retire e mexa a carne. Misture a farinha de rosca e o queijo parmesão. Enchas as casquinhas com o refogado de siri. Polvilhe com farinha de rosca misturada com o queijo parmesão, e regue com azeite.Coloque as casquinhas no micro-ondas e cozinhe, em potência alta, por mais 5 minutos.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: receitas