Receitas práticas na panela de pressão

Receitas práticas na panela de pressão

Não tem nada melhor do que comer bem sem precisar ficar horas na cozinha e, além de tudo isso, economizar. Na correria do dia a dia, com tantas responsabilidades do trabalho, família, cuidados com a beleza, a mulher cada vez mais tem menos tempo para tirar o livro de receitas da gaveta e inovar no cardápio de casa. Pensando nisso, o Vila Sabor trouxe deliciosas e práticas receitas. Todas preparada na panela de pressão. Confira.

MASSA DE PIZZA

Ingredientes

500 gr de farinha de trigo

1/2 copo(s) de leite

1/2 copo(s) de Água

3 colher(es) (sopa) de Óleo de soja

1 colher(es) (sopa) de açúcar

30 gr de fermento biológico fresco

quanto baste de sal

Modo de preparo

Coloque a farinha de trigo, o fermento, leite, um pouquinho de água, o açúcar e óleo, numa tigela. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem bem.

Acrescente mais farinha até dar ponto. Amasse com as mãos. A massa deve ficar macia e úmida. Faça uma ligeira correção de sal. Divida em bolinhas e deixe crescer por 20 minutos, em uma assadeira coberta por um pano de copa. Abra a massa em círculos menores que o fundo da panela de pressão. Coloque a panela no fogo. Despeje um pouquinho de azeite no fundo da panela. Quando a panela estiver quente, coloque a massa dentro da panela. Distribua molho de tomate e o recheio de sua preferência. Feche a panela. Em cinco minutos deverá estar pronta. Abra a panela, verificando, antes, se não tem pressão.

BIFE NA PANELA DE PRESSÃO

Ingredientes

500 grs de fraldinha em bifes finos;

2 cebolas

2 tomates

1 colher (sopa) de alho triturado;

1 colher (sobremesa) de azeite;

Sal, pimenta-do-reino e coentro picado a gosto;

Modo de preparo

Corte as cebolas e os tomates em rodelas finas e reserve. Acrescente o alho e junte o sal até formar uma pasta. Tempere os bifes com o alho e polvilhe com a pimenta-do-reino. Em uma panela de pressão, ponha o azeite. Espalhe metade das rodelas de cebola e tomate e cubra com os bifes. Faça uma nova camada de cebola e de tomate por cima da carne.

Polvilhe com o coentro e feche a panela. Leve ao fogo baixo e conte cinco minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e deixe terminar a pressão. Abra a panela e veja se a carne está macia. Se ainda necessitar mais cozimento, adicione um pouco de água quente e leve ao fogo baixo destampada até apurar o molho que se formou. Sirva com arroz branco e batata palha.

FRANGO A PASSARINHO

Ingredientes

meio kg de frango a passarinho temperado com limão, pimenta do reino e sal

3 tomates picadinhos

1 cebola picadinha

2 dentes de alho

2 caldos de galinha

1 lata de seleta de legumes

2 colheres de sopa de óleo

1 copo de arroz

2 copos de água

sal a gosto

se quiser cheiro-verde para finalizar o prato

Modo de Preparo

Na panela de pressão coloque o alho e a cebola e de uma leve fritada (não deixe dourar). Acrescente o frango e também de uma leve fritada. Acrescente o caldo de galinha, a seleta de legumes, o arroz, a água, misture tudo e acrescente o sal se necessário.

Fechar a panela de pressão, quando pegar pressão deixar 5 minutos e desligar. Deixe descansar por 30 minutos ou até ela perder toda pressão.

Por Livany Salles

Comente

Assuntos relacionados: culinária gastronomia receitas sabor