Receitas novas e diferentes de bem-casados

bem casado

Foto - Juliana Delgado

Dica paras as noivas antenadas de plantão: para arrasar no casamento, aposte em bem-casados diferentes dos tradicionais. Veja algumas opções de bem-casados para fugir da risca.

Bem-casado no potinho - Receita de Juliana Delgado

Ingredientes:

8 ovos separados: gemas e claras

10 colheres de sopa de açúcar - 130 g (peneirar)

13 colheres de sopa de farinha de trigo - 260 g (peneirar)

1 colher de chá rasa de fermento

raspas de 2 limões

1 lata de leite condensado

2 gemas

1 lata de creme de leite

suco de 1 limão

3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo

Colocar a lata de leite condensado para cozinhar (fechada) em uma panela grande com água por 2 horas. Importante: só abra a lata quando estiver fria! Forrar duas fôrmas retangulares (40 x 38 cm) com papel manteiga Bater as claras em neve em ponto bem firme com uma pitada de sal

Acrescentar as gemas e bater bastante. Dica: eu gosto de tirar a pele das gemas para diminuir o cheiro de ovo, você pode furar a pele e tirá-la ou peneirar. Acrescentar o açúcar e bater mais. Desligar a batedeira e incorporar a farinha de trigo e as raspas de limão manualmente, incorporando levemente.

Dica: Mexer sempre de baixo para cima para não perder o ar da massa.

Por último, colocar o fermento e mexer com cuidado. Dividir a massa nas duas formas e levar ao forno por aproximadamente 10 minutos ou até que a massa esteja cozida (testar com um palito) - 180 °C. Em uma panela, colocar o leite condensado cozido, duas gemas e o creme de leite. Mexer sempre até dar uma consistência de recheio. Fazer uma calda com o suco de limão e o açúcar de confeiteiro. Com um cortador redondo levemente maior que o diâmetro do seu pote, cortar os círculos de bolo.

Colocar o primeiro círculo dentro do pote, pincelar com um pouco da calda de limão e acrescentar o doce de leite. Colocar outro círculo de bolo e amassar um pouco o doce de leite para que ele fique bem aparente nas bordas da jarra/pote. Repetir essa operação. Para dar o acabamento final, salpicar com açúcar de confeiteiro. No caso do meu bem-casado, coloquei um papel recortado em formato de coração para dar um efeito interessante. Retirar o papel com cuidado, após polvilhar.

Bem-casado de colher

Outra febre são os feitos somente com o recheio, em copinhos. A opção segue a linha de lembrança e pode ser servido após a festa. Por ser simples, a receita pode ser feita em casa - um alô para as econômicas de plantão. Veja como fazer:

Ingredientes

(serve 10 pessoas)

2 latas de leite condensado (uma cozida e outra pura)

2 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a margarina e a lata de leite condensado cozida (para deixar o leite condensado cozido, basta deixá-lo em uma panela de pressão ou banho-maria, por aproximadamente 1 hora) e mexa até que que fique com uma consistência homogênea - por aproximadamente 10 minutos. Coloque a lata de leite condensado pura e mexa até que a mistura fique um pouco mais sólida. Coloque em copinhos de acrílico ou vidro, espere esfriar e sirva. Dica: para mexer os ingredientes: use sempre uma colher que não seja feita de metal.

Bolo de bem-casado

É uma opção para quem quer deixar a tradição um pouco de lado e apostar em novos formatos do doce. Feito com recheio de nozes e doce de leite, o bolo é ideal para servir de sobremesa depois do jantar com os noivos. O prato dispensa os pequenos bem-casados no final da festa, o que se torna prático, diferente e econômico.

Cupcake de bem-casado

Outra opção é apostar no cupcake de bem-casado. Ele pode ser servido, como os tradicionais, ao final da festa. O tipo de doce é indicado para os casais que querem inovar e que também gostam de opções divertidas. O bem-casado em formato de cupcake segue a moda dos pequenos bolinhos - que ganhou o paladar dos brasileiros - e dá a opção de acrescentar nozes no recheio.


Por Caroline Sarmento

Comente