Receitas leves para o verão

Receitas leves para o verão

Imagem: Romulo Fialdini

Verão combina com pratos leves e energéticos. Para acabar com o desânimo e trazer mais disposição aos seus dias, aprenda a fazer essas receitas!

Torta rústica de limão

Ingredientes

- 10 ovos

- 2 xícaras de açúcar

- 1 xícara de farinha de rosca caseira e bem grossa

- 1 1/3 xícaras de castanha-do-pará moídas

- 3 colheres (sopa) de raspas de limão

- 1/2 xícara de suco de limão

- 1/2 colher (chá) de cremor de tártaro

- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

- 1/4 de xícara de azeite de oliva espanhol

- manteiga para untar

Modo de Preparo

1. Aqueça o forno a 160ºC. Unte com manteiga uma forma grande de fundo removível (25cm), forre o fundo com papel manteiga e unte também com manteiga.

2. Bata as gemas com metade do açúcar até ficarem bem fofas. Em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore a farinha de rosca, o azeite, as castanhas, as raspas e o suco do limão, reserve.

3. Com a batedeira, bata as claras até ficarem brancas. Junte aos poucos o açúcar restante e o cremor de tártaro e continue batendo até que estejam em neve e formando picos bem firmes. Com uma espátula e muito cuidado, incorpore as claras à mistura de gemas, despeje na forma e alise a superfície. Asse por uns 40 minutos, até que a torta esteja bem dourada, se soltando das bordas e, enfiando um palito no centro, ele saia limpo.

4. Deixe esfriar, desenforme, descarte o papel e passe para um prato raso. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva com sorvete.

Rendimento: 8 porções

Filézinhos com salsa

Ingredientes

- 1kg de filé mignon em tiras finas e pequenas

- 1 manga madura descascada e cortada em cubos médios

- 3 pepinos japoneses sem casca e sementes em pedaços médios

- suco de 2 limões

- 1 cebola pequena em cubos

- 1/2 xícara de azeite de oliva

- 1/4 de xícara de folhas de hortelã

- 1/4 de xícara de cebolinha

- 1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha

- sal

Modo de Preparo

1. Bata no liquidificador a manga, o pepino, o suco de limão, a cebola, o azeite, a hortelã, a cebolinha, o molho de pimenta e sal até obter um creme grosso e não totalmente liso. Acerte o sal, coloque numa tigela, cubra com filme plástico e guarde na geladeira por até 2 horas (depois disso, o sabor do pepino começa a mudar).

2. No máximo 10min antes de servir, aqueça uma frigideira grande, regue o fundo com um fio de azeite e junte 1/3 das tirinhas de carne. Deixe dourar de um lado, polvilhe com sal, mexa para dourar do outro lado, transfira para uma travessa e faça o mesmo com as tirinhas restantes, em duas etapas.

3. Sirva os filezinhos com palitos e o molho de salsa ao lado.

Rendimento: 8 porções

Por Jessica Moraes

Comente