Receitas de sushi

Sushis

Quem experimenta as delícias da cozinha japonesa não imagina o quanto ela é rica em variedades. Aqui no Brasil apenas conhecemos uma mostra dela. Mas se você for a restaurantes mais tradicionais, principalmente aqueles no bairro paulistano Liberdade, até encontra algumas iguarias. Os sushis, por exemplo, são mais do que simples bolinhos de arroz enrolados com alga. Além dos hossomakis, uramakis e temakis, existem vários tipos conforme o seu formato, tamanho e recheios. Confira alguns deles:

Nigiri-zushi - bolinho de arroz coberto com peixe ou frutos do mar, alguns tipos como o de kani e polvo podem vir com uma fita de alga nori para segurar a cobertura.

Futomaki - sushi grosso enrolado com alga. Existe um recheio tradicional com vegetais e omelete que não leva peixe cru e por isso não estraga facilmente. No Japão, as pessoas levam esse sushi para o trabalho.

Chumaki - sushi médio enrolado com alga, pouco popular por aqui.

Uramaki - sushi enrolado com arroz por fora. Seu nome quer dizer enrolado ao contrário. O mais conhecido é o california roll, feito com manga ou abacate, kani e pepino.

Gunkanmaki - é um bolinho de arroz enrolado com alga por fora formando um copinho onde o arroz é a base, geralmente coberto com ovas. Seu nome quer dizer barco de guerra, pois seu formato lembra uma antiga embarcação de batalha.

Oshi-zushi - é prensado em uma forma de madeira chamada batera colocando-se o recheio em baixo e o arroz por cima pressionando com uma placa de madeira. Depois ele é virado ao contrário para que o peixe fique por cima.

Chirashi-zushi - quer dizer sushi espalhado. É feito em uma tigela, colocando o arroz por baixo e cobrindo com peixes e frutos do mar de forma decorativa.

Por Juliana Lopes

Comente