Receitas de Cinema

Lula empanada com geléia de tomate

Foto receita Tempero da Vida/ Divulgação

Sexta a noite, não há nada melhor do que assistir a um filminho com o namorado de um lado e o balde de pipoca do outro. Na maioria das vezes, vocês escolhem uma comédia romântica ou um ótimo suspense de não tirar os olhos da telinha até o final. Muitas vezes, a gente não presta atenção, mas a culinária, as refeições ou os alimentos são os protagonistas de muitas histórias. Quem nunca assistiu Tempero da Vida ou Tomates Verdes Fritos?

Uma boa pedida para o fim de semana é rever esses clássicos e aproveitar a oportunidade para experimentar as receitas dos filmes. Que tal chamar os amigos e fazer uma sessão gastronômica? Confiras algumas receitas já preparadas pelos chefs João Leme e Helena Rizzo no projeto Mesa de Cinema, idealizado pela jornalista Rejane Martins.

[quebrapagina]

Cardápio Cinematográfico

Pratos que fazem sucesso na cozinha e nas telonas:

Ratatoille

Ratatoille - chef Rodrigo Anunciato.

“O prato homônimo ao filme é uma receita rústica da região de Provença, França. É feito com berinjelas, abobrinha, tomates, cebolas, pimentão vermelho, coentro e manjericão, cortados em cubos ou rodelas, temperados com alho e cebola e fritos no azeite”.

Simplesmente Martha (versão Original do filme No Reservation)

Cordeiro com crosta de alecrim - chef Aires Scavone.

“Por meio deste prato procurei destacar a gastronomia francesa da chef Martha. O corte das costeletas de cordeiro e o acompanhamento das batatas são o clássico da gastronomia francesa. Achei o filme maravilhoso. Muito fiel à gastronomia, pois os atores tiveram aulas com chefs verdadeiros. A fotografia do filme e a música, em especial, me encantaram”.

Tempero da Vida

Lula empanada com geléia de tomate - chef Rafael Jacobi.

“Escolhi essa mistura porque na região em que o filme foi rodado há muitos frutos do mar frescos (lulas), a presença de canela na geléia (geléia de tomates e canela) e ainda a mistura do doce com salgado. Uma das cenas que serviu de inspiração foi aquela que se passa no armazém do avô do garoto, onde o filme se desenrolava no meio de temperos e especiarias”.

Como água para chocolate

Codornas com pétalas de rosas - chef Helena Rizzo.

“Esta receita é feita no filme, mas acabei caramelizando as pétalas e acrescentei temperos afrodisíacos, como, canela e gengibre. Já tinha assistido ao filme antes de fazer o prato, mas, na verdade, prefiro o livro mesmo”.

Por Juliana Lopes

Comente