Receitas com gostinho de infância

Receitas com gostinho de infância

Bolinho de chuva - Foto/divulgação.

Não importa quanto tempo tenha passado, há receitas que sempre vão nos remeter àqueles momentos deliciosos da infância. Comidinhas preparadas na casa da vovó que as mamães aprenderam a fazer especialmente para nos agradar e que hoje são preparados por nós.

Para Suely Novoa, 42 anos, a delícia que mais marcou a sua infância foi o bolinho de nó. Uma receita fácil e rápida, mas que em nada deixa a desejar. "O preparo não tinha nada de diferente, mas para nós era coisa do outro mundo. O motivo de ser tão especial? Ser uma receita da minha avó Lituana!", conta Suely. "As dicas de preparo foram passadas para a minha mãe e agora sou eu quem faz", completou.

Manter a tradição de um prato serve não apenas para alegrar as tardes, mas também para cultivar as boas lembranças de um tempo que não volta mais. Este é o motivo pelo qual Bárbara De Pianti, 26 anos, economista, não deixa de preparar os bolinhos de chuva que aprendeu com a babá.

"Eu não tive contato com a minha avó, ela morava em outra cidade, só nos encontrávamos uma vez por ano. Minha mãe sempre trabalhou fora, ficava com ela apenas à noite e aos finais de semana. Acho que, por isso, na minha lembrança dos melhores momentos na cozinha quem aparece é a Cida, minha babá", conta a economista.

Até mesmo a Chef Flávia Mariotto, do restaurante Mercearia do Conde, tem uma receita que a faz se lembrar da infância. "Como minha mãe, a Dona Marilena era uma cozinheira de mão cheia e sempre fazia cuscuz paulista em casa e no extinto restaurante Namarilena. Este prato sempre me lembra a minha infância. Para deixar isso ainda mais presente, eu decidi incluir a famosa receita da minha mãe no cardápio da Mercearia do Conde", conta a chef.

leia também


Suely Novoa, Bárbara De Pianti e Flávia Mariotto compartilharam conosco os seus pratos favoritos. Veja a receita dos bolinhos de nó, de chuva e cuscuz paulista. São ótimas opões para as tarde de outono e inverno.

Bolinho de chuva (por Mercearia do Conde)

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de açúcar

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de leite

1 colher (sopa) de manteiga

3 ovos

1 colher de (sopa) de queijo parmesão ralado

Erva-doce a gosto

Óleo para fritar

Açúcar e canela em pó

Modo de preparo:

Misture a manteiga e o açúcar, acrescente os ovos um a um, ponha aos poucos o trigo já peneirado com o fermento e misture. Acrescente o sal, a erva-doce e o queijo ralado. Mexa mais um pouco. Frite em óleo quente, pingando aos poucos com colher de chá. Abaixe o fogo, quando o óleo estiver muito quente. Depois salpique os bolinhos já prontos com o açúcar e canela.

Rendimento: 10 porções

Receitas com gostinho de infância

Bolinho de nós - Foto/divulgação.

Bolinhos de nós (por Suely Novoa)

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de margarina com sal

1 ovo inteiro

1 colher (chá) de fermento em pó

1 xícara (chá) de leite morno

Modo de preparo:

Coloque tudo em uma vasilha e mexa muito bem. Sove a massa até que ela fique extremamente macia. O preparo não pode grudar nas mãos, se isso acontecer acrescente um pouco mais de leite. Quando atingir o ponto faça rolinhos de um centímetro de largura e 15 centímetros de comprimento. Pegue essa "cobrinha" e faça um nó. Frite em óleo quente. Para a versão doce é só acrescentar uma xícara de açúcar na massa. Depois de frito polvilhe açúcar e canela.

Rendimentos: 15 porções

Receitas com gostinho de infância

Cuscuz paulista - Foto/divulgação.

Cuscuz paulista (por Mercearia do Conde)

Ingredientes:

½ xícara (chá) de azeite extravirgem

1 cebola roxa picada

500ml molho de tomate fresco

2 copos de água

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

1 pimentão (qualquer cor, picado)

2 latas de sardinha ou atum

Cheiro verde a gosto

Sal e temperos a gosto

3 xícaras (chá) de farinha de milho grossa

3 ovos cozidos

Tomate para decorar

Modo de preparo:

Refogue no azeite a cebola, pimentão, azeitonas, ervilhas, milho verde, molho de tomate, cheiro verde, sardinha e os temperos. Coloque a água e deixe ferver. Depois acrescente a farinha de milho e cozinhe. Unte a forma com azeite e forre-a com os ovos, tomates, sardinha por baixo. Coloque a massa na forma, deixe esfriar e desenforme.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente