Receitas com farofa para as festas

Receitas com farofa para as festas

foto reprodução: Yoki

Para muita gente Natal sem farofa não é Natal. Por isso com o passar do tempo a gente acabou criando várias formas de fazer o típico prato da época. Quer aprender outras mais deliciosas ainda? Veja abaixo.

Farofa de Natal

Ingredientes

1 pacote (500 g) de farofa pronta

5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

1 cebola média bem picada

½ xícara (chá) de uvas passas pretas sem semente

½ xícara (chá) de uvas passas brancas sem semente

3 colheres (sopa) de nozes picadas

½ xícara (chá) de maçã verde cortada em cubos pequenos

½ xícara (chá) de azeitonas verdes cortadas em rodelas

2 colheres (sopa) de salsa picada.

Modo de preparo

Coloque a manteiga ou margarina numa panela e aqueça em fogo médio. Junte a cebola e doure levemente, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Junte as passas, as nozes, as maçãs, as azeitonas e a salsa. Misture bem e acrescente a Farofa Pronta aos poucos, mexendo sempre. Passe para um prato natalino e leve à mesa.

Peito de Peru Recheado e Farofa de Laranja

Ingredientes

peito de peru

1 peito de peru grande inteiro

4 colheres (sopa) de molho shoyu

½ colher (chá) de mostarda em pó

1 maço de rúcula limpa

4 tomates médios sem pele e sem sementes, cortados em gomos

4 colheres (sopa) de óleo

sal e Pimenta-do-Reino preta moída a gosto

100 g de amêndoas sem pele e picadas.

Farofa

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola picada

½ pimentão vermelho picado

1 cenoura média ralada

2 cubos de caldo de legumes diluídos em ½ xícara (chá) de suco de laranja quente

3 ½ xícaras (chá) de farofa pronta

½ xícara (chá) de azeitonas picadas

2 colheres (sopa) de salsa fresca picada

sal a gosto

2 laranjas descascadas, com os gomos separados para decorar.

Modo de preparo

Peito de Peru Recheado

Limpe o peito de peru, abra-o como um bife e coloque-o em uma assadeira com 23 cm x 33 cm. Em uma tigela, misture o shoyu, a mostarda e sal a gosto. Espalhe nos dois lados do peito de peru. Deixe marinar por 30 minutos. Em uma tigela, junte a rúcula, o tomate, o óleo o sal e a pimenta a gosto. Em seguida, coloque essa mistura por cima do peito de peru e espalhe as amêndoas. Enrole e amarre com um barbante. Leve ao forno médio preaquecido por uma hora ou até que a carne esteja assada. Retire do forno e arrume o peito de peru recheado em um refratário para servir.

Farofa

Enquanto o peito de peru estiver no forno, prepare a farofa. Leve uma frigideira grande ao fogo com a manteiga e a cebola. Refogue bem. Acrescente o pimentão, a cenoura, o suco de laranja com os cubos de caldo de legumes diluídos e a farofa. Adicione as azeitonas, a salsa, o sal e mexa por 15 minutos. Coloque a farofa em um recipiente e, antes de servi-la, decore com os gomos de laranja. A farofa, que pode ser servida quente ou fria, acompanha o peito de peru recheado.

Peru Recheado com Farofa

Ingredientes

Peru

Peru temperado de ± 9 kg

200 ml de suco de laranja

200 ml de conhaque

2 sachês (9 g cada um) de caldo de galinha em pó

Farofa

2 cebolas grandes picadas

1 cabeça de alho picado

miúdos do próprio peru picado (cozido em água na panela de pressão por 10 minutos)

1 sachê (9 g) de caldo de galinha em pó

200 g de damasco seco picado (hidratado com 250 ml de suco de laranja)

½ xícara (chá) de azeitona verde picada

500 g de farofa pronta

2 colheres (sopa) de cheiro-verde desidratado

sal a gosto.

Molho (opcional)

2 xícaras (chá) de suco de laranja

1 lata de creme de leite.

Modo de preparo

Descongele o peru conforme as instruções da embalagem, retire os miúdos, cozinhe e reserve. Em um recipiente, misture o suco de laranja, o conhaque e o caldo em pó de galinha, regue o peru e deixe marinando durante o tempo de preparo da farofa. Para a farofa, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até murchar, acrescente os miúdos, o caldo em pó e frite. Coloque o damasco junto com o suco de laranja, a azeitona e acrescente a farofa. Mexa bem. Em seguida, tempere com o cheiro-verde e acerte o sal, se necessário. Recheie o peru com metade da farofa (reserve o restante para enfeitar a travessa) e costure-o com a ajuda de palitos ou com barbante. Leve ao forno coberto com papel-alumínio por 2h30, retire o papel e volte ao forno até que o termômetro suba. Retire o peru do forno, transfira-o para uma travessa e sirva com restante da farofa. Caso queira fazer o molho para acompanhar o peru, reserve a assadeira com o tempero que restou no fundo.

Molho (opcional)

Volte a assadeira à boca do fogão e acrescente duas xícaras de suco de laranja, raspe o fundo da assadeira até retirar todo o tempero, retire do fogo, coe e leve ao fogo novamente até que o molho engrosse. Desligue o fogo e acrescente uma lata de creme de leite. Sirva acompanhado com o peru e a farofa.

Lombo com Maçã e Farofa Crocante

Ingredientes

1 lombo suíno (1,7 kg)

1 colher (sopa) de óleo

4 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de colorífico

2 colheres (sopa) de toque de chef para grelhados Kitano

1 colher (sopa) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino preta moída

¼ xícara (chá) de água (50 ml)

suco de 1 limão.

Recheio

½ xícara (chá) de uva passa

½ xícara (chá) de ameixa preta seca

100 g de bacon em cubos

2 maçãs em cubos.

Farofa

1 colher (sopa) de cebola granulada

2 colheres (sopa) de manteiga

1 lata de milho verde

1 lata de ervilha

4 colheres (sopa) de uva passa preta

200 g de farofa pronta

4 xícaras de batata-palha

1 colher de salsa desidratada

sal a gosto.

Modo de preparo

Lombo

Abra o lombo no sentido do comprimento, sem separar as partes. Faça o tempero com o óleo, o alho, o colorífico, o Toque de Chef, o sal, a pimenta, a água e o limão. Fure o lombo com a ponta de uma faca e esfregue o tempero por toda a carne. Coloque em um recipiente com tampa e deixe marinar de um dia para o outro na geladeira. Antes de tirar o lombo da geladeira, prepare o recheio: em um recipiente pequeno, coloque a uva passa e a ameixa. Cubra com água e deixe de molho por 30 minutos. Escorra a água e reserve. Frite o bacon até ficar levemente dourado. Acrescente as maçãs, a uva passa e a ameixa reservadas e refogue por mais três minutos. Apague o fogo, abra o lombo e espalhe o recheio. Feche-o, amarrando com barbante de cozinha. Coloque o lombo recheado em uma assadeira untada com óleo e cubra-o com papel-alumínio. Leve ao forno e asse em temperatura alta (255 °C) por aproximadamente 40 minutos. Retire o papel-alumínio, escorra e reserve parte do líquido do fundo da assadeira. Volte o lombo ao forno sem o papel-alumínio por mais 40 miniutos, ou até que esteja dourado e macio, regando a cada dez minutos com o líquido reservado da assadeira.

Farofa

Em uma panela, doure a cebola granulada na manteiga. Acrescente o milho verde, as ervilhas, a uva passa e mexa bem. Vá despejando a farofa e mexa até que fique bem úmida. Acrescente a batata-palha, a salsa e sal a gosto. Sirva o lombo acompanhado da farofa.

*Receitas Yoki

Por Jessica Moraes

Comente