Quitutes de Nina (Avenida Brasil)

Quitutes da Nina

foto/divulgação: Tv Globo

Que a Nina, personagem interpretada pela atriz Débora Falabella em Avenida Brasil, é uma cozinheira de mão cheia isso ninguém duvida. Já trouxemos aqui uma receita exclusiva da chef, o Baba Ao Rum. Mas o cardápio da moça é bastante variado e cheio de ideias deliciosas e originais. Quer conferir? Dá só uma olhada!

Sopa de Vichyssoise

Pronto em 1 hora 20 min

Serve: 5 pessoas

Ingredientes

2 alhos-porós, picados

1 cebola, picada

2 colheres (sopa) (30 g) de manteiga

3/4 xícara (100 g) de batata fatiada

2 1/3 xícara (560 ml) de caldo de galinha

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 1/8 xícara (270 ml) de creme de leite

Modo de preparo

1.Refogue o alho-poró e a cebola picada na manteiga. Cozinhe-os por aproximadamente 8 minutos, mas não deixe que fiquem escuros.

2.Junte a batata e o caldo de galinha. Adicione o sal e a pimenta a gosto. Deixe que a sopa ferva. Após, abaixe o fogo e deixe-a cozinhando por 30 minutos.

3.Bata a sopa no liquidificador ou no processador de alimentos. Ela deve ficar bem cremosa. Deixe-a esfriando. Antes de servir, com a sopa fria, acrescente o creme de leite. Misture-o delicadamente e sirva.

Bacalhau Com Natas

Pronto em 50 min

Serve: 4 pessoas

Ingredientes:

4 posta(s) de bacalhau demolhado

6 dl (decilitros) leite

1 cebola(s) cortada(s) em rodelas

azeite

2 colheres de sopa de farinha

1 kg batata(s)

noz moscada

2 dl natas

queijo ralado

sal a gosto

pimenta a gosto

Modo de Preparo

1. Coza as postas de bacalhau em leite.

2. Corte a cebola em rodelas finas e refogue em azeite até estar mole e transparente.

3. Escorra o bacalhau e desfaça-o em lascas e junte à cebolada. Deixe refogar lentamente. Polvilhe com farinha, mexa e regue com leite coado, onde cozeu antes o bacalhau. Deixe engrossar, mexendo de vez em quando.

4. Descasque e corte as batatas em cubos e frite em óleo não quente, de forma a deixá-las mais cozidas que fritas. Escorra as batatas e junte-as ao bacalhau. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

5. Deite tudo num tabuleiro untado de ir ao forno, espalhe por cima as natas e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno até estar gratinado. Sirva com uma salada fresca de alface e tomate.

Mousse de maracujá

Ingredientes

1 lata de leite condensado

a mesma medida de suco de maracujá

1 lata de creme de leite

1 maracujá para enfeitar o prato

Modo de Preparo

1.Coloque o leite condensado o creme de leite e a mesma medida de suco concentrado de maracujá no liquidificador bata por alguns minutos e pronto

2. Para dar um toque especial coloque wafles na tijela antes de colocar o musse, fica maravilhoso, e por cima coloque as sementes do maracujá para enfeitar o prato .

Risoto de queijo brie

Ingredientes

1 xícara e ½ (de chá) de arroz arbóreo

1 litro de água

1 caldo de legumes

150 gr de queijo brie picado

½ xícara (de chá) de vinho branco seco

1 cebola média picada

azeite extra vigem

12 fatias finas de presunto parma

½ caixa de creme de leite

sal a gosto

Modo de preparo

Coloque em uma panela a cebola picada, metade do azeite e frite. Em outra panela, coloque água, o caldo de legumes e deixe ferver. Na panela, onde está a cebola, frite o arroz arbóreo e flambe com o vinho branco. Assim que evaporar, comece a colocar o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre.

Lentamente vá acrescentando o queijo. No final de aproximadamente 20 minutos, você já utilizou toda a água e todo o queijo. O arroz já estará no ponto. Faltando 5 minutos para encerrar o cozimento, coloque, em outra panela, o arroz selavem com um pouco de azeite e sal. frite-o como pipoca.


Ele irá estourar e ficar crocante. Reserve. Desligue o risoto, coloque o creme de leite, e a rúcula. Quando montar o prato, coloque 2 colheres de risoto e 3 fatias de presunto. Salpique o arroz selvagem por cima e sirva.

Por Jessica Moraes

Comente