Quinoa mais saborosa - dicas para as refeições

Quinoa mais saborosa

O sabor não agrada muitos paladares, mas não há como negar que a quinoa é um alimento e tanto para a sua saúde. Ele é rico em proteína, tem baixo teor de colesterol, e de quebra, ainda reúne uma boa quantidade de vitaminas, fibras e minerais. Os celíacos se beneficiam mais ainda pelo fato dele não conter glúten.

E não é só porque ele tem gorduras saudáveis, ômegas 3 e 6, que você deve incluir esse grão mágico no seu prato. Para se ter uma ideia, em cada um deles são encontrados 20 aminoácidos diferentes, entre eles, a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a capacidade da memória. Já está convencida, né?

Tem gente que prefere usar a quinoa como salada ou no preparo de sopas, mas você também pode cozinhá-la como um arroz e acrescentar temperinhos para dar um gostinho. Antes de colocar no fogo é bom lavá-las, pois apesar de estarem embaladas, geralmente elas ficam naturalmente recobertas com saponina, uma substância amarga que protege a quinoa contra os pássaros.

É só encher uma tigela de água, mexer com as mãos e escorrer a água com o coador, como mostra o vídeo. Você também pode deixá-la de molho por quinze minutos e escorrer muito bem depois.

Assim como no arroz, a proporção é de uma xícara de arroz para duas de água. Depois basta acrescentar sal, deixar ferver e aguardar entre 15 e 20 minutinhos. Acrescente ervas frescas e experimente. Faltou um saborzinho, né? Que tal fazer um tabule com quinoa. Para tanto corte tomates e pepinos em cubinhos. Pique a salsinha, cebola e cebolinha.


Coloque numa saladeira o tomate, o pepino e a cebola. Misture e tempere com o sal, o azeite e o suco de limão. Adicione os grãos de quinoa, a salsinha e a cebolinha e misture. Distribua o tabule dentro das folhas de alface americana e sirva. #fica a dica!

Por Juliana Lopes

Comente