Quiche light com vegetais

Quiche lightvegetais

Foto - sallysbakingaddiction

Uma quiche leve, saudável, sem crosta com sabor intenso e ainda por cima com apenas 110 calorias por porção, é inacreditável não é mesmo? A receita que rende até seis porções, pode ser feita em pouquíssimo tempo, em menos de uma hora, dependendo de suas habilidades na cozinha.

Ingredientes:

1 e 1/2 xícaras de morangas cortadas em pedacinhos (2 morangas pequenas ou 1 grande)

1 e 1/2 xícaras de abobrinha brasileira em fatias finas (2 pequenas ou 1 grande)

1 pimenta balão (sino) doce, laranja e grande, picadinha (o sabor é o mesmo independente da cor)

2 dentes de alho torrados, picadinhos

1 colher de sopa de tomilho moído (ou tomilho fresco bem picado)

3 ovos grandes

3 claras de ovos brancos

3/4 de xícara de leite

3/4 colher de chá de sal

1/4 colher de chá de pimenta do reino moída

2/3 xícara de queijo ralado*

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto. Pulverize com spray antiaderente e adicione a abóbora e a abobrinha fatiada, pimenta picada, alho assado e o tomilho. Uma pequena pitada de sal e pimenta, também. (O resto do sal e pimenta da receita será utilizado na mistura com ovos, por isso use apenas uma pitada aqui). Mexa sempre, com cuidado para não desmanchar os legumes, deixe refogar por 6-7 minutos ou até que os legumes estejam macios, sem perder a cor. Depois retire da frigideira, espalhe em uma tigela e deixe esfriar enquanto você prepara a mistura de ovos.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Pulverize uma assadeira retangular de 30 x 20 cm ou uma quadrada de 30 cm, com spray antiaderente. E separe.

Em uma tigela grande, bata os ovos, claras de ovos, leite, sal e pimenta juntos até combinarem perfeitamente e ficar homogêneo. Espalhe os vegetais na assadeira que preparou, tomando o cuidado de colocar um pouco de tudo bem espalhado, assim quando cortar haverá um pouco de tudo legume em cada fatia. Cubra com queijo ralado, e em seguida, despeje a mistura de ovos por cima. Polvilhe com queijo parmesão ralado.

Leve ao forno por 45 minutos ou até que o recheio, que é molenga, fique firme e definido e sem partes moles por cima. Deixe a assadeira esfriar sobre uma grade por 10 minutos antes de cortar e servir. Este quiche fica melhor com o passar do tempo, por isso se sobrar guarde bem tampado na geladeira por até 4 dias. Um quiche cozido é também bom para congelar e dura até 2 meses no freezer.

*Você ainda pode usar uma mistura de queijo cheddar light (com pouca gordura) e mozzarella ralados. Use a sua mistura de queijos favorita, como por exemplo: queijo de cabra, queijo feta, gouda, etc. Se você não está preocupada demais com suas calorias, aumente para cerca de 3/4 a 1 xícara cheia a quantidade de queijo. O meu noivo ama o quiche com um pouco mais de queijo!


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: receitas vegetais salgados quiche light