Qual a melhor batata para cada receita?

Qual a melhor batata para cada receita

Toda vez que vamos ao supermercado ou feira bate aquela dúvida, qual tipo de batata levar? Para começar, é importante que você saiba qual será a finalidade da receita.

Se a receita pede batata cozida, o tipo mais indicado é a de cor mais clara, chamada ágata (ou "lavada", dependendo da região). Essa batata é muito fácil de ser encontrada, pois é a mais consumida. Mas, se você quer fazer fritas, não use a ágata. Nesse caso, a mais indicada é a rosada, conhecida como asterix, que tem mais amido do que água. "Ela é a que a indústria usa para fazer batata frita", declara Laurent Prous, chefe de cozinha, em entrevista ao Jornal Hoje.

Antes de fritar, Prous aconselha lavar bem as batatas e deixá-las de molho e, em seguida, secá-las com papel toalha. Fritar em quantidade pequena e, até mesmo, refritar ajuda a deixar a batata mais sequinha.

As batatas mais amarelas, como a ágata e o bingie, são as que mais contêm água, ideais para assar ou cozinhar. O chefe ainda revela que se a batata for cozida com casca fica mais saborosa.

Se for assar, faça uma camada com sal grosso, pois ele ajuda a retirar a água da batata. Outra dica do chefe é nunca usar a batata monalisa para frituras, somente para levar ao forno. E microondas só se for para fazer purê.

Por Livany Salles

Comente