Pratos crus também são saborosos

Pratos crus também são saborosos

É fato que algumas pessoas têm aversão a pratos crus. Tem gente que já comeu e não curtiu o cardápio, outros nem sequer chegam a experimentar por falta de vontade - ou coragem. Famosos nas cozinhas japonesas e árabes, os pratos crus são os favoritos de muita gente.

Mas se você é uma amante dessa culinária ou está a fim de quebrar o preconceito, aproveite essas receitas do Vila Sabor que, além de deliciosas, são super saudáveis.

KIBE CRU

Rendimento: 10 porções

Ingredientes

1 kg de patinho moído(s)

1 unidade(s) de cebola picada(s)

3 xícara(s) (chá) de trigo para kibe

1 colher(es) (sobremesa) de zathar

quanto baste de salsinha picada(s)

quanto baste de hortelã picada(s)

1 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa

quanto baste de sal

quanto baste de azeite extra virgem

Modo de preparo

Lave muito bem o trigo, mas não deixe de molho. Ferva água e escalde o trigo. Lave o trigo em muitas águas, até a água ficar transparente. Esprema muito bem o trigo, para eliminar toda a água. Misture todos os ingredientes. Junte pedras de gelo, e com a mão molhada, misture tudo, até ficar uma massa uniforme e não distinguir mais os ingredientes.

É necessário misturar e remisturar muitas vezes, para que a massa fique homogênea. Descarte as pedras de gelo que sobraram. Sirva com pão sírio, pétalas de cebola e decore com folhas de hortelã. Também é acompanhado de azeite extra-virgem, para que cada um, sirva-se a gosto.

Dicas:

O tempero árabe pode ser comprado pronto. Se não encontrar, misture, em partes iguais: canela moída, cominho moído e pimenta da Jamaica (pimenta síria) moída.

A carne tem que ser moída na hora, para dar liga. Não pode ir para a geladeira. O kibe pronto deve ficar na geladeira, por cerca de 1 hora, antes de ser servido.

A massa de kibe cru é a mesma massa usada para kibe de bandeja e para kibe frito.

Se não usar a massa no mesmo dia, faça kibe de bandeja, ou frite, porque ela não se conserva bem.

PEIXE CRU

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

200 ml de suco de limão

3 filé(s) de tilápia grande(s)

1 unidade(s) de cebola em rodelas

1 colher(es) (sopa) de gengibre ralado(s)

2 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça pequena(s)

1 maço(s) de cheiro-verde picado(s)

2 colher(es) (sopa) de glutamato monossódico

quanto baste de sal

Modo de preparo

Corte os filés em tirinhas bem finas. Lave bem e escorra. Coloque em um refratário, o suco dos limões com os filés e deixe descansar por cerca de 1 hora, dentro da geladeira. Em seguida, junte os outros ingredientes e corrija o sal. Deixe curtir por cerca de 30 minutos. Sirva como aperitivo. Se preferir, na hora de servir, coloque à parte um pouco de shoyu (molho de soja).

Por Livany Salles

Comente