Prato Feito com mais sabor

Prato Feito com mais sabor

Feijão: "retire uma concha de feijão, amasse bem e devolva a panela"

Feijão, arroz, bife, ovo e batata frita. O famoso prato feito, mais chamado pela sigla PF, é a cara do nosso País. O prato mais consumido e adorado não pode faltar, afinal, representa o sustento do trabalhador. Para deixar a receita ainda mais gostosa, seguem algumas dicas:

- Para deixar o feijão mais cremoso e leve, procure deixar de molho por aproximadamente 12 horas. Depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Retire uma concha de feijão, amasse bem e devolva a panela.

- O arroz, para ficar soltinho, pode ser preparado da seguinte forma: refogue o tempero, coloque a quantidade necessária de arroz e dois medidas e meia a medida do arroz. Depois de ferver a água, abaixa o fogo e marque 20 minutos no timer. Pronto!

- Para um bife suculento, nada de inventar moda. Sal, pimenta e cebola são mais do que suficientes para dar aquele gostinho especial. As carnes nobres e mais gordurosas deixam o bife mais gostoso. Mesmo que não vá comer a gordura, apenas o preparo com a mesma já dá mais sabor. Além disso, o recomendado é fritar o bife em fogo médio.

- O ovo pode ser cozido, frito, pochê, ingrediente principal da omelete. Não importa. Por ser tão fácil, parece até que não tem segredos. Mas existem alguns mistérios, sim. O ovo frito pode ser feito na água ou com óleo. Para ambos, é preciso manter a temperatura ideal: vai de 124º a 138º C. Para ovos mexidos, utilize 3 ovos, uma colher de sopa de creme de leite e de manteiga fria. Leve ao fogo, retire quando começar a coagular e coloque novamente em seguida. Faça isso até ficar no ponto certo.

- A batata frita sequinha e crocante começa com a escolha da batata certa. A barraca e a Asterix soltam pouca água e são as melhores. Uma dica é mergulhar os palitos de batata numa tigela com água, gelo e uma pitada de sal. Depois, basta enxugar no pano de prato e levá-las à frigideira.

Por Lívany Salles

Comente