Picolé ou sacolé? Faça para a criançada!

Faça sorvetinhos artesanais

Que tal dar uma refrescada na temperatura e fazer sorvetes de picolé e sacolés artesanais? O doce gelado é mais que ideal para esse calorão! Confira algumas dicas no procedimento:

Sacolé é o mesmo que sucolé, chup-chup ou geladinho. Não entra nada de água no preparo. Em um processo artesanal, os gelados são feitos a partir do suco da fruta fresca, nunca em polpa.

Não é difícil fazer em casa, basta preparar um suco bem concentrado, sem nada de água, adoçar a gosto, colocar nos saquinhos plásticos e levar ao congelador.

Preparar picolés não é mais complexo do que isso. O princípio é o mesmo. Só muda a forminha, normalmente de plástico. Tem gente que prefere forminhas de papel (as de cupcake), potinhos de iogurte vazios e até mesmo forminhas de gelo para levar os sorvetes ao congelador. Quem disse que picolé só pode ter um formato?

Vale lembrar que não dá para evitar as pedrinhas de gelo no picolé caseiro. Em um freezer doméstico o congelamento leva mais tempo do que em um equipamento profissional, com isso a água acaba se separando e criam-se cristais de gelo. Mas para dar mais consistência, basta usar iogurte ou creme de leite fresco como base. Uma coisa importante é sempre colocar mais açúcar do que você colocaria no seu suco. Devido às baixas temperaturas do sorvetinho, o paladar percebe menos o doce.

Na hora de escolher o que acrescentar à receita, vale chocolate, coco e frutas batidas com água, leite, iogurte ou creme de leite fresco. Se a ideia é fazer um picolé de frutas, prepare sempre um suco bem concentrado, mais forte do que aquele que você tomaria normalmente.

Não é recomendável frutas aguadas, como melancia, laranja ou tangerina, pois o sabor fica muito diluído. Dá para brincar com o que tiver na geladeira. Nutella, creme de confeiteiro, banana. Mas os picolés precisam ser consumidos em até dois ou três dias. Como é o preparo de um sorvete sem nenhum aditivo, ele logo fica duro demais e com mais pedras de gelo.

Basta deixar de três a quatro horas no congelador e o sorvete já está pronto. Na hora de tirar da forminha, não tente puxar pelo palito, só passe um pouco de água por fora que eles facilmente se soltam.

Ficou com vontade de experimentar em casa? Então dê uma olhadinha nos ingredientes que você tem na geladeira e crie sua própria receita!

Uma boa ideia é assar uma maçã com mel e canela até que fique bem amolecida. Depois, bater a polpa da fruta com leite, um pouco de creme de leite e açúcar até obter uma mistura homogênea e com bastante sabor. A dica é acrescentar o leite aos poucos para não passar do ponto. Colocar um pouco de limão no iogurte também pode render um picolé saboroso e refrescante.

Por Jessica Moraes

Comente