Pão francês de forma

Mais uma aventura no mundo dos pães... depois que a gente pega o gosto, não quer mais parar de fazer! Assim como disse a minha xará e querida Carla Maicá, do Cucina Artusiana num comentário aqui no blog, "quando a gente é mordido pelo bichinho da panificação, não tem mais volta!" E essa é a maior verdade. Eu ainda erro muito, muitos pães meus viram torrada (pra não dar como perca total), mas quando acerto, tenho o maior prazer e satisfação de mostrar aqui! Esse aqui é um belo exemplo disso. Desde que vi a receita desse pão no blog da Akemi, o Pecado da Gula, fiquei salivando de vontade... E quando o fiz, tive a certeza de que esse é o melhor pão da face da terra. Tá, deixa eu explicar. Digo o melhor, pois é a receita que menos leva ingredientes dentre todas que possam existir (pelo menos dentre os que eu já fiz e vi), e tem um resultado muito surpreendente, um pão fofíssimo, estilo pão de forma comprado, mas com o saborzinho do pão francês... só fazendo pra saber! Tem que ter um pouquinho de paciência para esperar suas fermentações, mas digo e repito: vale a pena!

Já fiz essa receita duas vezes, e com certeza farei a terceira, quarta, quinta.... X fornadas... Confiram!

Pão francês de forma

Ingredientes

* xícara medida 240ml

  • 300g de farinha de trigo (2 xícaras+2 colheres de sopa)
  • 15g de açúcar (1 colher de sopa cheia)
  • 5g de sal (1 colher de chá)
  • 4g de fermento seco para pão (1 colher de chá)
  • 15g de manteiga sem sal amolecida (1 colher de sopa)
  • 200ml de água morna
  • 1 colher (chá) de melhorador de farinha (este faz com que o pão fique macio e tenha uma duração maior) - opcional 

Modo de preparo

Se você tiver a máquina de fazer pão, coloque os ingredientes indicados na ordem de baixo pra cima no bowl do aparelho e ligue na função amassar. Espere completar o ciclo (o da minha máquina é de 1h e meia).

Se você não tiver máquina, pode fazer na mão também, sovando bastante até que a massa fique lisa e elástica mas ainda um pouco pegajosa. É importante que a massa não esteja seca. 

Com as mãos untadas em óleo ou manteiga, tire a massa da vasilha, modele numa bola e coloque numa vasilha grande e levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 a 50 minutos ou até dobrar de volume (no caso de quem tiver a MFP é só completar o ciclo mesmo, pois já é incluso o tempo de fermentação da massa).

Depois da primeira fermentação, tire a massa da vasilha e divida em 3 porções. Uma delas um pouco maior (vide foto) que as outras duas, é a que vai ficar no centro da forma. Modele em bolas novamente e cubra com pano de prato limpo, molhado e muito bem torcido. Deixe descansar mais 15 minutos.

Se a massa estiver muito grudenta, polvilhe a mesa levemente com farinha. Pegue uma das bolinhas menores e coloque com a emenda para cima. Com um rolo, abra num retângulo de cerca de 22x15cm (o meu ficou lindo assim como o da foto, ó! kkk)

Dobre as laterais até o centro mas sem encavalar com a outra massa.

Enrole como rocambole.

Coloque o rolinho com a emenda para baixo numa forma bem untada com manteiga. A minha forma é de silicone, procure usar uma dessas para pão de forma, ou para bolo inglês. Se não tiver nenhuma, use a que tiver mesmo! hehehe 

Repita com as demais bolinhas, lembrando de deixar a maior no centro. Deixe descansar mais 30 a 40 minutos, ou seja, 3ª fermentação.

Deixe a massa crescer bastante, e preaqueça o forno. Antes de colocar para assar, pulverize um pouco de água na superfície da massa. Você pode comprar pulverizadores (por favor, use um só para esse fim) em R$1,99, ou fazer isso com a mão mesmo. Molhe sua mão e vá espirrando a água na massa. Esse truque de pulverizá-la com água é o que faz com que o pão fique com a casquinha crocante.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 210?C. Logo que colocar o pão para assar, baixe a temperatura para 200?C e deixe por cerca de 35 minutos.

Se dourar muito rápido, aguarde pelo menos 10 minutos antes de cobrir com papel alumínio.

Desenforme e deixe esfriar sobre uma grelha.

Pão na chapa com esse pãozinho é coisa "DIDEUS" também!

[imgImportadorBlog-12]

Comente

Assuntos relacionados: pães vegetariana lanches salgados