Pãezinhos enrolados com canela e nozes

Pãezinhos enrolados com canela e nozes

foto: Site All Recipes

Nesses dias de descanso, depois de passar o dia inteiro relaxando na praia, nada melhor que fazer aquele almoço e, mais tarde, preparar uma sobremesa para o dia ficar ainda melhor. Pensando nisso, o Vila Sabor traz uma dica irresistível de pãezinhos enrolados com canela e nozes, que vai te deixar com água na boca. Esses pães são tão deliciosos quando saem quentinhos do forno. Você não vai querer parar de comer!

Ingredientes (serve 15 pessoas)

7 g de fermento biológico seco

1/2 xícara (120 ml) de água morna (45 ºC)

1 colher (chá) de açúcar

1/2 xícara (120 ml) de leite

1/4 xícara (50) de açúcar

1/4 xícara (60 g) de manteiga

1 colher (chá) de sal

2 ovos, batidos

4 xícaras (500 g) de farinha de trigo

Para o recheio:

3/4 xícara (170 g) de manteiga

3/4 xícara (100 g) de açúcar mascavo

1 xícara (120 g) de nozes picadas, dividida

3/4 xícara (100 g) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de canela em pó

1/4 xícara (60 g) de manteiga derretida

Modo de preparo

1. Em uma vasilha, dissolva o fermento na água morna junto com 1 colher de chá de açúcar. Deixe separado até que o fermento espume, cerca de 10 minutos. Em uma panela, esquente o leite até começar a ferver. Retire do fogo e misture (50 g) de açúcar, 60 g de manteiga e o sal. Mexa até derreter a manteiga. Deixe esfriar até amornar.

2. Em uma vasilha, coloque o fermento dissolvido, o leite morno, os ovos e 200 g de farinha; misture bem. Acrescente o restante da farinha, meia xícara de cada vez, batendo bem após cada adição. Quando você conseguir formar uma massa, sove-a em uma superfície enfarinhada por aproximadamente 8 minutos. A massa deve ficar macia e elástica.

3. Ponha a massa em uma vasilha grande untada com óleo. Vire-a para que absorva um pouco da gordura. Cubra a vasilha com um pano úmido e deixe a massa crescendo em um lugar quente. A massa deve dobrar de tamanho em aproximadamente 1 hora.

4. Enquanto a massa cresce, em uma panela pequena, derreta 170 g de manteiga em fogo médio. Acrescente 100 g de açúcar mascavo e mexao vigorosamente. Ponha o açúcar com a manteiga em uma forma untada que meça 22x33 cm. Polvilhe a forma com a metade da quantidade das nozes; reserve. Derreta o restante da manteiga e deixe-a separada. Misture 100 g de açúcar mascavo com o restante das nozes e da canela; reserve.

5. Coloque a massa numa superfície enfarinhada, abra-a em um retângulo que meça 45x35 cm. Pincele a massa aberta com metade da manteiga derretida, deixando 2 cm de distância das laterias da massa sem a manteiga derretida. Polvilhe o retângulo com o açúcar mascavo misturado com a canela. Comece a enrolar a massa pelo sentido do comprimento. Vá enrolando e ao mesmo tempo vá apertando, fazendo um rocambole. Pincele o rolo com a manteiga derretida. Com uma faca de serra, corte o rolo em 15 pedaços. Coloque os pedaços com a parte cortada virada para baixo, na forma untada e polvilhada com as nozes. Cubra essa forma e deixe que os pãezinhos cresçam por 1 hora ou até dobrarem de tamanho. Enquanto os pães crescem, aqueça o forno a 190 ºC.


6. Asse os pães no forno preaquecido por 25 a 30 minutos, ou até dourarem. Deixe os pães esfriando na forma por 3 minutos. Em seguida, vire-os sobre uma travessa. Raspe a calda que grudou na forma e coloque por cima dos pãezinhos.

Por Livany Salles

Comente

Assuntos relacionados: culinária gastronomia receitas sabor