O melhor pastel de São Paulo

Pastel Conheça a história e diversas receitas

Ele faz sucesso em qualquer região do Brasil, mas no estado de São Paulo é praticamente parte da família. A receita do pastel começou a ser apreciada na virada do século 20, segundo Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Anhembi Morumbi. Na História, pastelaria refere-se a massas ou pães, mas em versões assadas ou cozidas, sem ligação com a versão brasileira.

É certo que o registro mais próximo de que se tem notícia vem de 1680, em Portugal - uma receita de camarão envolto em massa crocante e frita. Para alguns chefes de cozinha, a versão brasileira do pastel teve influência da comida chinesa, mas há controvérsias. O que se sabe é que as pastelarias começaram a tomar projeção na colônia chinesa, no século 20. Depois do sucesso, a colônia japonesa também entrou no ramo.

Os paulistas são tão obcecados pelo quitute que a Prefeitura de São Paulo lançou há três anos o concurso "Melhor Pastel de Feira" da cidade. Para a vencedora das edições de 2009 e 2011, Maria Kuniko Yonaha, dona do Pastel da Maria, o segredo está na massa que, segundo a bicampeã, tem que ser fina, crocante e sequinha.

Confira receitas do Vila Sabor:

Pastel assadoPastel de Carne com CoalhadaPastel de SardinhaPastel Folhado de queijoPastel de Ricota Diet

Por Livany Salles

Comente