O azeite 100% brasileiro

O azeite 100 brasileiro

Famoso nas mesas brasileiras, o azeite é conhecido pelo gosto suave e saboroso. No Brasil, o azeite português é o mais apreciado nas saladas, peixes e até na pizza. Em Cachoeira do Sul (RS), foi gerado o azeite Olivas do Sul que, após cinco anos de experimentações, chega aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Além deste, também surgiram oito variedades genuinamente brasileiras, mas apenas quatro foram registradas no Ministério da Agricultura como patrimônio do Brasil, até o momento.

Porém, para que a produção brasileira do azeite deslanche, é necessário que existam boas condições para o cultivo das oliveiras (solos drenados, adubação, escoamento da água da chuva e, principalmente, longos períodos de frio). Outro agravante são os custos da produção, que incluem maquinários importados, por exemplo.

Mas, se você está curiosa para experimentar a delicia nacional, saiba que os preços são bem salgados. Na Casa Santa Luzia, por exemplo, 500 ml do azeite Olivas do Sul custa R$ 36,90 - preço de um azeite mediano português.

Por Livany Salles

Comente