Naked cake de bolacha Passatempo

Naked cake de Passatempo

Foto: Reprodução/ Monta e Encanta

Você já deve ter ouvido falar na febre que invadiu casamentos e aniversários: o naked cake. Em tradução literal, significa "bolo pelado" e o conceito é, basicamente, esse. O bolo não apresenta cobertura, como glacê ou pasta americana, e tanto as camadas quanto o recheio vem à mostra para deixar qualquer convidado com água na boca. E a bolacha Passatempo é o que vem enfeitando a receita de bolo do site Monta e Encanta.

Ele é bem fácil de fazer e você pode produzi-lo rapidinho em casa para as mais diversas comemorações, principalmente para as crianças que adoram a bolacha no dia a dia e vão enlouquecer com um bolo feito com ela.

O bolo traz duas camadas de pão-de-ló e recheio de brigadeiro branco, e claro, o recheio das bolachas.

Ingredientes

Massa

3 ovos

2 xícaras de açúcar

100g de manteiga sem sal

1 xícara de farinha de trigo

1 colher de baunilha

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Recheio - Brigadeiro branco

2 latas de leite condensado

2 colheres (sopa) de manteiga

2 pitadas de sal

Morangos lavados e fatiados

Farofa

2 pacotes de bolachas Passatempo de 140g

Para umedecer o bolo:

1 colher (sopa) de essência de baunilha

1 colher (sopa) açúcar

200ml (um copo) de água

Modo de Fazer

Massa
Naked cake de Passatempo

Primeiro, separe as claras das gemas. Faça isso uma a uma para que, caso você encontre um ovo estragado, ele não contamine os outros bons. Bata as claras até o ponto de neve, acrescente 1 xícara de açúcar e bata até fazer uma mistura uniforme. Reserve essa mistura num prato.

No mesmo recipiente - não precisa nem lavar -, coloque as gemas e a outra xícara de açúcar e bata até dobrar de tamanho e formar um creme de gemas clarinho. Acrescente a manteiga e bata por mais 3 minutos até formar uma massa homogênea.

Adicione a essência de baunilha e a farinha e mexa para incorporar. Acrescente as claras batidas que foram reservadas e o fermento em pó. Uma dica interessante é adicionar as claras em neve de uma vez só e bater a massa delicadamente na mínima potência da batedeira, assim, a aeração da massa estará garantida.

Despeje o preparo em uma forma redonda untada com manteiga e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Observe quando a massa estiver dourada e faça o velho teste do palitinho: se você espetar um palito de dente e ele sair "sequinho", sem nenhum resquício de massa, o bolo já está pronto. Depois, deixe esfriar e desenforme.

Farofa
Naked cake de Passatempo

Essa é bem simples de fazer. Separe o recheio da bolacha e reserve-o em algum lugar (não se esqueça de que vamos usá-lo no recheio de brigadeiro branco).

Coloque as "tampas" das bolachas no liquidificador, mas vá com calma. O ideal é que você divida as bolachas em três ou quatro partes e bata cada uma delas individualmente até que virem uma farofa.

Reserve para podermos confeitar o bolo depois.

Recheio
Naked cake de Passatempo

Em um recipiente de vidro alto (para evitar que o conteúdo transborde) coloque todos os ingredientes: 2 latas de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga e 2 pitadas de sal. Segundo a blogueira Fabby Rosi, que fez a receita, o sal funciona para realçar o sabor. Interessante, não é?

Leve a mistura ao micro-ondas durante um minuto em potência alta. Assim que terminar, retire a mistura e mexa-a. Uma dica muito útil é colocar um prato embaixo do recipiente, de modo que, se a massa transbordar enquanto ferve no aparelho, ela caia dentro do prato, podendo ser incorporada novamente e evitando o desperdício.

Leve a mistura por mais um minuto ao microondas e mexa novamente assim que terminar o tempo. Depois, as paradas para mexer serão de 30 em 30 segundos até que a massa chegue ao ponto ideal. Esse ponto de recheio é um pouquinho consistente para que não escorra pelas bordas do bolo, mas não a ponto de poder ser "comido de colher".

E não se importe se parecer que o creme talhou porque isso é normal. Quando você mexer bem, ele voltará à consistência que você está acostumada.

Depois de pronto o brigadeiro, acrescente o recheio das bolachas que foi reservado anteriormente e misture até que se transformem em uma mistura homogênea. Reserve-a.

Montagem

* Serviço: Site Monta Encanta

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente