Na cozinha das bruxas!

Na cozinha das bruxas

Chefs, cozinheiros e culinaristas podem ser considerados parentes próximos das bruxas, afinal, cozinhar também é um ato de feitiçaria e alquimia. E sem dúvida quem também come é enfeitiçado. Parece que as pessoas não são mais as mesmas após um maravilhoso banquete. Talvez algo mágico deva acontecer.

As bruxas são ótimas cozinheiras. Têm o "poder" de criar receitas no exato momento do preparo. Elas dizem que seus livros servem somente de base. Isso explica o motivo pelo qual uma receita nunca fica igual à outra. Cláudia Dabajue, conhecida como bruxa Ramona, palavra que significa aquele que ensina, adiciona em uma salada, por exemplo, tomates vermelhos e maçãs a fim de trazer vitalidade e muito amor à pessoa que for saboreá-la. "Nós usamos ingredientes com o intuito de trazer coisas boas para as pessoas, por isso, são fundamentais o bom-humor, a criatividade e o respeito pela alimentação", explica.

Em ocasiões especiais, ela gosta de elaborar pratos ao som de músicas celtas. Na sua cozinha não faltam colheres de pau, panelas de barro, além de muitas ervas aromáticas e vinhos.

Ramona esclarece que as verdadeiras bruxas têm como principal objetivo cultuar a natureza e preservá-la. As seguidoras celebram o seu ano novo, mais conhecido como Halloween, Véspera de Todos os Santos ou Samhain (novembro), entre a madrugada de 31 de outubro e 1 de novembro. Nesta época, ela costuma preparar uma sobremesa alemã chamada de Maçã de Cerridwen, homenagem a deusa de mesmo nome. Romãs, cookies, batatas e muitas ervas são presença garantida.

Já a romancista Marcia Frazão, que também se considera uma bruxa, gosta de aproveitar a época da colheita para usar os alimentos mais fresquinhos que tiver. “Milho, framboesa para geléias e outras frutas para fazer doces, compotas e bolos. E para conquistar o homem pelo estômago Néctar de Afrodite, do livro o ‘Amor se faz na cozinha’. Quem faz esse prato é uma amiga minha chamada Vera. Sempre dá certo!”

E para enfeitar a mesa, Márcia dá a dica. Decore o ambiente com flores de laranjeira, caso não consiga troque por óleo essencial de flor de laranjeira, e velas brancas. Espalhe rosas e mangas sobre a mesa.

Por Juliana Lopes

Comente