Morango, a fruta da estação!

Morango a fruta da estação

Vistosa e saborosa, a fruta predileta de muitos casais é usada em várias sobremesas. Como herança dos franceses está nos recheios de bolos, tortas, geléias, mousses, ou mesmo em receitas salgadas.

Com seu sabor delicado, o morango é um dos grandes prazeres da estação. Pode até ser encontrado nos mercados o ano todo, mas é agora que ele está na melhor forma: mais vermelho e adocicado.

A doce fruta é uma excelente fonte de potássio e vitamina C, além de ter um baixo teor calórico. Apesar de existirem mais de 600 variedades, os tipos mais comuns são o Sweet Charles, Aleluia e Oso Grande.

A fruta é tão adorada nesta época que no interior do Sudeste reserva vários festivais com verdadeiras delícias. Em Monte Alegre do Sul (SP), durante a 15ª festa do morango que acontece nos três primeiros finais de semana deste mês, a fruta pode ser apreciada em diversos tipos de quitutes e licores feitos especialmente pelas doceiras da região. Durante a festa, a fruta pode ser comprada diretamente dos produtores, colhida muitas vezes no mesmo dia e bem mais em conta.

O clima de montanha da cidade atrai pessoas de todos os cantos do país não só pelas receitas servidas nas praças principais. Os turistas também vão em busca do farto cardápio das pousadas, que tem uma programação especial durante essa época.

Já em Minas Gerais, a tradicional Festa de Monte Verde, que está na 13ª edição, sempre reserva boas novidades. Delícias como a sobremesa Passion (paixão), Petit Gateau de Morangos, merengues e bombons da fruta são servidos na casa de chá Beija-Flor.

Em setembro é a vez da Festas das Flores e Morangos de Atibaia. Este ano, o evento vai homenagear a cultura japonesa com um Jardim Japonês interativo e apresentações típicas. Apesar de o cardápio privilegiar essa cultura com pratos orientais, o morango ainda é a atração principal. Entre as novidades, bombons de morango, estrogonofe de morango, espetinhos e ainda pastel de morango.

Por Juliana Lopes

Comente