Mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas

Os mitos sobre o uso do microondas

Divulgação: Brastemp

Você já deve ter ouvido alguma vizinha ou colega de trabalho falando sobre os perigos ao aquecer alimentos no micro-ondas e, também, já deve ter lido na internet alguma notícia sobre o mesmo assunto. Mas afinal, o que é verdade e o que é apenas mito?

Segundo especialistas, qualquer plástico pode conter dioxina, desde brinquedos a garrafas PET. Porém, em condições normais de temperatura, o composto não é liberado. Na dúvida sobre um tipo de plástico específico é melhor prevenir, ou seja, o recomendável é que nunca se aqueça alimentos no micro-ondas em recipientes desse material. Nesse caso, utilize vasilhas de vidro temperado que suporte o calor.

VERDADE OU MITO?

As micro-ondas escapam do forno em funcionamento? VERDADE. Os fornos modernos são feitos da forma mais segura possível. Seu interior é revestido de metal, que reflete as micro-ondas, conservando-as em seu interior. No entanto, por mais blindado que seja o forno, um pouco sempre escapa. Por isso, há quem aconselhe manter uma distância do aparelho em funcionamento.

É mais seguro esperar alguns segundos para abrir a porta? MITO. Depois que o forno apitou, pode-se abrir a porta sem problemas: ele está desligado e não há produção de micro-ondas

Micro-ondas causam câncer? AINDA NÃO SE SABE. Não existem experiências publicadas em revistas científicas que comprovem isso em seres humanos. A agência federal norte-americana de vigilância sanitária, o FDA (Food and Drug Administration) garante que os fornos usados de acordo com as instruções dos fabricantes são seguros.

Cozinhar no fogo é mais saudável? EM TERMOS. Qualquer forma de cocção modifica os nutrientes do alimento. A maneira mais rápida de cozinhar é mesmo no micro-ondas. Já a forma mais saudável e que preserva maior quantidade de nutrientes é a vapor.

O alumínio não pode ser utilizado no forno micro-ondas? VERDADE. Panelas de metal, como alumínio, aumentam muito o grau de reflexão (aquela operação de a micro-onda bater e rebater dentro da câmara de cozimento). Vidro, papel, cerâmica ou plástico feito para esse fim podem ser usados nesse forno porque as micro-ondas passam através desses materiais.

Ovo cozido no micro-ondas explode? VERDADE. Como o engenheiro norte-americano Percy Le Baron Spencer, o desenvolvedor do forno nos anos de 1940, pôde testemunhar. A casca fechadinha do ovo forma uma 'panela de pressão' sem válvula de segurança. E a pressão que se forma dentro dele durante o cozimento faz com que ele estoure. Então, vale a dica: fure batatas, berinjelas, gemas de ovos e demais alimentos que tiverem peles ou membranas protetoras com palito, para permitir a saída dos vapores

Por Livany Salles

Comente