Mezcal: primo da tequila

Mezcal primo da tequila

Essa é pra quem gosta de fortes emoções, ou melhor, de fortes bebidas! A partir do mês que vem chega ao Brasil o mezcal, um destilado mexicano que é conhecido como primo da tequila.

A novidade chega por aqui com cinco marcas e três estilos diferentes, com preços entre R$ 50 e R$ 120. A história da bebida é curiosa, já que até pouco tempo era considerada bebida popular e de baixa qualidade. A imagem do mezcal começou a mudar nos anos 1990, com a denominação de origem e a regulamentação de sua produção, que é feita em sua maior parte em pequenas destilarias.

Hoje o mezcal é o queridinho do momento e o motivo apontado pelos especialistas é a sua variedade. Diferentemente da tequila que só tem um tipo, a outra bebida mexicana pode ser elaborada a partir de pelo menos 30 espécies diferentes da planta, conhecida no México como maguey.

Quem já bebeu tequila sabe que o shot da bebida sempre vem acompanhado de sal e limão. A ordem dos fatores vai da preferência de quem bebe. Já o mezcal de acordo com a tradição é bebido puro, mas a moda é tomá-lo com fatias de laranja polvilhadas com um tipo de chili. Tem coragem?

Por Larissa Alvarez

Comente