Meu filho não come!

filho comer culinaria

foto divulgação

Tem coisa melhor do que ver o seu filho limpar o prato? Pena que isso não acontece toda vez que você senta-se na mesa com ele. Muitas mães aproveitam as férias para matricular as crianças nas aulas de culinária, uma boa maneira para melhorar essa relação entre crianças e alimentação.

Isabela Vargas Chen, de 11 anos, participou das aulas na escola paulistana Wilma Kövesi e desde então gosta de comer e até preparar batatas recheadas ou saladas diversas.“Ao aprender a manipular os alimentos ou conhecer a química da cozinha, elas acabam comendo o que antes simplesmente abominavam”, garante Betty Kövesi Mathias.

Durante os dez anos de experiência com culinária infantil, a professora observou que as crianças comem mais depois de observar a transformação dos alimentos. Isso também ajuda a quebrar muitas barreiras em relação a certos ingredientes.

O que é aprendido nas aulas também pode ser feito em casa. “Bolinhos de carne ou doces são excelentes porque os pequenos ainda podem ajudar a enrolar”, comenta a professora.

Mão na massa

  • Antes do preparo separe junto com a criança todos os ingredientes e suas medidas. Também ensine princípios básicos de higiene, como, estar com as mãos lavadas, cabelos presos e com as mangas dos moletons para cima.
  • Deixe claro que na hora de usar o fogão e o forno é necessário pedir ajuda para um adulto.
  • Lembre a criança de fechar a geladeira e sem chutar a porta.
  • Sempre use facas sem ponta.

Por Juliana Lopes

Comente