Manteiga de amêndoas da Annabel Langbein

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Manteiga de amêndoas da Annabel Langbein

Foto Divulgação Site Annabel Langbein

A manteiga de amêndoas não é tão comum quanto a de amendoim. Mesmo assim, elas não são vistas freqüentemente no Brasil, pois se trata mais de um costume dos estrangeiros, principalmente dos americanos.

Se não fosse a industrialização dessa delícia, hoje teríamos um alimento riquíssimo em gorduras monoinsaturadas e em antioxidantes. Infelizmente a introdução de gordura trans e óleos hidrogenados trouxeram má fama para a manteiga, vista por muitos como um alimento pouco saudável.

Com mais de 20 anos de cozinha, a neozelandesa Annabel Langbein faz sucesso com sua série de TV na Nova Zelândia, "Annabel Langbein The Cook Free Range". A famosa chef também já publicou diversos livros sobre culinária e, entre suas especialidades, está essa divina receita de manteiga de amêndoas. Confira.

Tempo de preparo: 10 minutos + refrigeração

Tempo de cozinhar: 15 minutos

Rendimento: 2 xícaras

Ingredientes

300g de amêndoas ou castanhas de caju em bruto

½ xícara de óleo neutro, por exemplo, tipo canola

¼ colher de chá de sal

Modo de preparo

Coloque as amêndoas numa assadeira e misture com ¼ de xícara de óleo. Espalhe uniformemente no prato e polvilhe com sal. Assando até ficar dourado e aromático, cerca de 12-15 minutos. Remova as porcas da bandeja e deixe esfriar, cerca de 30 minutos.

Em um lugar refrigerado, coloque as nozes na tigela de um processador e bata em rajadas até formar uma migalha fina.

Lentamente, adicione de ¼ de xícara de óleo a mais e continue misturando para formar uma manteiga com uma consistência mais sólida - não misture muito para não ficar tão fina.

Sirva com couve-flor cozidos, aipo e erva-doce.

Guarde a manteiga numa embalagem fechada em local fresco, que irá durar por alguns meses.

Dicas: Utilize sua manteiga para finalizar molhos, saltear legumes, fritar carnes, em risotos, sobre brioches torrados, em recheios de bolos, em bolos, pães e tortas.

Por Livany Salles

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente