Mais segurança na cozinha

Mais segurança na cozinha

A cozinha é muitas vezes um recanto inspirador onde se pode criar novos pratos, sabores e receitas, mas também requer alguns cuidados para que não se transformar em um ambiente perigoso.

Afinal, alguns instrumentos, como objetos cortantes ou aparelhos que envolvem temperatura alta e eletricidade pode tornar um lugar agradável em um espaço com grandes riscos de acidentes.

Grande parte dos acidentes domésticos acontece no ambiente culinário, mas que podem ser evitados se tomarmos certas providências.

- As facas bem afiadas, por exemplo, facilitam o trabalho da dona de casa e torna-se um perigo constante também. Por isso, evite lavar as facas junto com outras peças, ou também deixá-las na pia junto com outros talheres. Quando estiver manuseando a faca e ela cair, nunca tente impedir a queda, pois é melhor deixá-la cair no chão do que causar um ferimento grave.

- Quando estiver cozinhando mantenha sempre os cabos das panelas voltados para dentro do fogão, assim estará evitando que crianças ou até mesmo pessoas distraídas encostem e as derrubem sobre elas.

- Cuidado ao preparar frituras, pois o óleo em alta temperatura pode espirrar e causar altas queimaduras. Para se proteger use sempre luvas de cozinha, que devem estar sempre bem sequinhas.

- Evite deixar panos ou toalhas penduradas muito perto do fogão, pois isso pode se tornar um foco para um incêndio.


- Ao cozinhar qualquer alimento na panela de pressão, verifique se a panela está em boas condições e ao abri-la observe se a pressão interior já saiu e se encontra igual a pressão atmosférica.

Essas são as principais dicas para mais um local com mais segurança, mas ter atenção constante também é fundamental para evitar outros imprevistos que podem surgir na cozinha. Fique ligada!

Por Jessica Moraes

Comente