Macarons

Macarons

Apesar de os bem-casados estarem em alta nos casamentos, outro doce que vem conquistado espaço nas festas mais descoladas é o macaron. Essa espécie de biscoito com recheios de vários sabores é tradicionalmente servida durante chás da tarde, brunchs ou coffee break, como brinde, ou mesmo em coquetéis, acompanhado de champagne.

Os macarons são feitos basicamente com clara de ovos e farinha de amêndoas. Podem ser recheados com chocolate, pistache, frutas vermelhas e até goiaba, como na receita de Fabrice Lenud, chef francês especialista em confeitaria e proprietário da Pâtisserie Douce France, em São Paulo. Conforme o Lenud, aqueles já recheados podem ser conversados por três dias em geladeira e no máximo uma semana no freezer.

A receita está para os franceses assim como o brigadeiro para nós. Ela foi criada em Veneza, por lá conhecida como maccherone, e logo depois foi para as luxuosas confeitarias francesas. A forma de preparo original foi mantida em segredo pela nobreza até ser descoberta pelas irmãs carmelitas na cidade de Nancy, no nordeste da França. Os melhores e mais gostosos estão em Paris, em casas de chá, ou ainda nas mãos de Pierre Hermé, especialista na arte de prepará-los.

Quem já tem prática na cozinha pode arriscar. É preciso seguir todos os passos com cautela e precisão, afinal, confeitaria também é uma arte.

Por Juliana Lopes

Comente