Kopi Luwak - café mais caro do mundo chega ao Brasil

Kopi Luwak

Foto - Divulgação Santo Grão

Cafeterias de São Paulo, como Santo Grão, irão servir o café mais caro do mundo. A partir da próxima semana, os grãos do Kopi Luwak, produzido na Indonésia, estarão nas máquinas de expresso das três unidades da rede.

A pequena produção dos grãos justifica o título de café mais precioso, que custa aproximadamente mil dólares o quilo. Mas não é só esse o motivo. Ele também causa polêmica por causa do processamento dos grãos, que acontece no aparelho gastrointestinal do Luwak, por isso o nome Kopi Luwak, já que Kopi significa café, em bahasa.

Este pequeno mamífero asiático, parecido com um gato, escolhe criteriosamente os grãos que irá ingerir. O animal tem uma dieta baseada em frutos, pequenos mamíferos, insetos, além de frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, com exceção dos grãos, que são eliminados nas fezes, totalmente intactos

Pois é. Os preparadores recolhem os grãos misturados nas fezes, que são cuidadosamente lavados e comercializados. A passagem do grão pelo sistema digestivo do animal é que dá o sabor marcante ao café: achocolatado e de corpo marcante. Quem quiser experimentar irá pagar R$ 25, o expresso.

E você, experimentaria essa bebida exótica?

Veja a opinião da comunidade

Santo Grão

(11) 3082-9969

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: café sabor Bebidas cozinha kopi luwak