Isadora Becker - a chef dos pratos cinematográficos!

Nigella Lawson brasileira

Foto/Reprodução

Quem gosta de cozinhar ou de observar de perto alguém preparando um prato especial facilmente se entrega àquela atmosfera e àquele cheirinho maravilhoso de comida bem feitinha. E essa sensação fica ainda mais intensa quando a relacionamos com algo que apreciamos muito, como um filme, um livro ou uma série de TV.

A chef Isadora Becker, criadora do blog Gastronomismo, decidiu ver na prática como era temperar os pratos com referências culturais e obteve sucesso. Até mesmo o bonitão Dr House servir de inspiração para a receita de Pasta de Coalho Temperada. Periodicamente, ela posta vídeos ensinando de maneira bastante didática receitas doces e salgadas, dando como referências seriados, musicais e personagens de livros. A ideia deu tão certo que o jeito foi dividir os vídeos em temporadas temáticas.

"Minha família sempre cozinhou muito. Antes de me confiarem uma faca que cortasse, já ajudava a minha avó a cortar legumes com uma de plástico. Meu avô e minha mãe foram minhas maiores influências, me ensinando todas as ‘minhas receitas de base’, explica Isadora.

A ideia de unir gastronomia e cultura surgiu em uma reunião da equipe do blog para decidir como funcionaria a periodicidade dos vídeos. "Como resolvemos separar por temporadas, pensamos que seria mais interessante definir um tema para cada uma delas. Começamos com a literária, mas antes disso, já havíamos colocado o trecho de um filme do Almodóvar em um dos programas", explica a chef. "Tudo aconteceu de forma natural, principalmente porque todos do grupo têm uma relação muito próxima com arte e cultura."

Os vídeos mesclam o preparo das receitas com imagens do filme ou obra referenciada.

Isadora faz uma varredura sobre o tema da temporada e, por isso, fica encarregada de escrever os roteiros, junto com as receitas. "Eu começo pesquisando ingredientes, sabores ou preparações que me inspiram a partir do foco do programa. As receitas devem ser sempre de preparo descomplicado, para que seja acessível a quem não tem muita intimidade com a cozinha", esclarece.

A edição dos vídeos é feita por Frederico Leonardo Dora, que também dirige os trabalhos com a co-direção da Taís Cardoso. "A primeira receita que se encaixou no formato foi o Gazpacho, feito pela Pepa em "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", no segundo episódio do Gastronomismo".

O projeto está na quinta e em setembro estreia a sexta. E a chef já faz planos: "No final do ano, vou viajar pela Europa e manter um diário de viagem no site do Gastronomismo, com vídeos e fotos de todos os sabores que eu cruzar por lá."

Isadora garante que, até agora, todas as temporadas foram muito marcantes, mas alguns episódios merecem destaque. "Gosto muito do Pasta Alla Adelina, que foi em homenagem ao meu escritor preferido, Andrea Camilleri, e também dos Brownies, que traduz o aconchego que o filme "A Noviça Rebelde" me traz desde criança", afirma.


Quando comparada com a americana Nigella Lawson, a chef brasileira comenta: "Essa comparação já foi feita, o que me deixa bastante honrada. Admiro muito a Nigella, principalmente por ter conseguido, junto com Jamie Oliver, trazer o hábito de cozinhar para a casa dos ingleses (e do mundo). Porém, não me considero equivalente a ela no Brasil, ainda estou bem longe disso. Quem sabe daqui a 20 anos?"

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente