Grandes receitas em pequenas porções

Pequenos sabores para comer de joelhos

Lasanha para comer sozinho Foto: Reprodução Can You Stay For Dinner

Virou tendência na gastronomia o chamado jantar-degustação. Nele a comida é servida em pequenas porções individuais e acomodada em cumbuquinhas, bandejinhas ou taças. É possível servir até lasanha nesses formatos.

Estes pratos se restringiam apenas às festas de casamento, tipo balada, já que nelas os convidados praticamente não ficam sentados e a comida vai até eles. Mas com tanta gente morando sozinha, essa também é uma forma de evitar o desperdício e otimizar o tempo.

De olho nesse novo modismo gastronômico, o Vila Sabor selecionou duas receitas super bacanas para você fazer em casa e receber bem os amigos. Olha só:

Lasanha para comer sozinho (Receita do site Can You Stay For Dinner)

Rendimento: 12 porções

Ingredientes:

300g de peru moído cru

¼ colher de chá de sal

¼ colher de chá de pimenta

1 xícara de cebola picada

½ xícara de cogumelos picados

Molho de tomate

2 dentes de alho picados

3 colheres de chá de orégano seco

½ colher de chá de manjericão seco

1 ½ xícara de ricota

1 ½ xícaras de queijo muçarela ralada

Massa para lasanha Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 190º. Aqueça uma frigideira em forno médio e adicione o peru, a cebola, os cogumelos, o sal e a pimenta. Refogue a mistura até o peru ficar cozido. Adicione o alho e mexa constantemente. Adicione o molho de tomate e 2 colheres de chá de orégano. Leve a panela à fervura suave, depois reduza o fogo e cozinhe por 10 minutos. Reserve. Em outra tigela misture a ricota, uma pitada de sal e pimenta, o restante da colher de chá de orégano e o manjericão. Misturar bem e reserve.

Montagem:

Unte uma xícara ou tigelinha com manteiga. Coloque uma camada de massa, mistura da ricota, o molho de tomate e peru e polvilhe com muçarela. Coloque outra camada de massa e repita o processo, encerrando a montagem com muçarela. Cozinhe por 10 minutos ou até o queijo ficar derretido.

Tortinha de Frango (Receita do site Leite´s Culinaria)

Pequenos sabores para comer de joelhos

Tortinha de Frango Foto: Reprodução Leite´s Culinaria

Rendimento: 6 porções

Ingredientes da massa:

2 ¼ xícaras de farinha de trigo

2 colheres de chá de açúcar

1 colher de chá de sal grosso

1 a 2 colheres de sopa de tomilho fresco

1 copo de manteiga sem sal fria

¼ xícara de água gelada

Ingredientes do recheio:

1 frango inteiro

Sal grosso e pimenta do reino

6 colheres de sopa de manteiga sem sal

½ cebola roxa grande, finamente picada

2 xícaras de cogumelos costados

3 cenouras cortadas em cubos

½ xícara de farinha de trigo

1 ½ xícaras de leite

¾ xícara de ervilhas congeladas

¾ xícara de cebola pérola

2 colheres de chá de tomilho fresco picado

1 colher de sopa de salsa picada

Pitada de noz-moscada

1 ovo levemente batido

Modo de preparo da massa:

Na bacia de um processador de alimentos, misture a farinha, o açúcar, o sal e o tomilho. Adicione a manteiga e misture tudo por cerca de 10 segundos. Com a máquina em funcionamento adicione a água gelada em um fluxo lento e constante, um pouco de cada vez, até que a massa fique pegajosa. Se a massa estiver muito seca, acrescente um pouco mais de água.

Coloque a massa sobre uma superfície limpa, divida-a em duas e embrulhe cada metade num plástico, moldando-as em discos achatados. Refrigere por 30 minutos.

Enquanto isso, faça o recheio: lave o frango, coloque-o em uma panela e adicionar água suficiente para cobri-lo. Ferva-o em fogo alto e adicione 1 colher de sopa de sal e ½ colher de chá de pimenta. Quando o frango estiver cozido retire-o da panela e deixe esfriar. Separe a carne da pele e dos ossos e a desfie. Descarte a pele e os ossos e reserve o caldo.

Em uma panela grande em fogo médio-baixo, derreta a manteiga. Adicione a cebola roxa, os cogumelos, a cenoura e a pastinaca e tempere com sal e pimenta e cozinhe até que tudo esteja macio. Adicione a farinha, mexa para misturar com a manteiga e cozinhe por cerca de 30 segundos. Adicione 2 ½ xícaras de caldo de frango e deixe ferver. Adicione o leite, deixe ferver novamente e cozinhe até os legumes fiquem macios e o molho fique espesso. Adicione as ervilhas, a cebola pérola, o tomilho, a salsa, a noz moscada e o frango desfiado. Tempere com sal e pimenta. Pré-aqueça o forno a 190°.


Montagem:

Abra a massa e corte círculos um pouco maiores do que o diâmetro das tigelas que serão utilizadas. Coloque a massa nos recipientes e depois encha-os com o recheio até o topo. Cubra com uma rodela de massa, dobrando o excesso nas bordas das tigelas. Pincele a tampa da massa com o ovo e use uma faca ou tesoura para fazer uma cortar uma abertura no topo para a massa "respirar". Asse de 30 a 40 minutos. Sirva quente.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente