Ganache - aprenda como usar esse curinga das sobremesas

Ganache  o curinga das sobremesas

Foto: Douglas Aby Saber/Reprodução Cyber Cook

A ganache é um creme à base de chocolate e creme de leite com origem francesa, muito utilizada para cobrir ou rechear sobremesas, como essas deliciosas tortinhas da foto ( Apesar de levar poucos minutos para ficar pronta, se a pessoa não tomar alguns cuidados, a ganache não ficará saborosa e muito menos brilhosa, igual àquela vista em doces de padaria.

Para dar dicas de como fazer uma ganache deliciosa, consultamos o cake designer Nelson Pantano, proprietário da confeitaria The King Cake. "A ganache não leva acréscimo de açúcar, portanto a variação de mais doce ou mais amarga varia de acordo com a escolha do chocolate. Para exaltar o brilho, pode acrescentar um pouco de manteiga", revela ele.

Nelson também afirmou que o ponto ideal da ganache varia de acordo com a proposta de utilização. "Para a cobertura de um bolo ou calda de sorvete, o ideal é fazê-la mais fluida. Para rechear bolos ou preparar tortas, o ideal será fazer uma ganache mais resistente", diz.

De acordo com o chef, a nova tendência no Brasil é a feita com chocolates amargos e para se ter uma ganache saborosa é imprescindível trabalhar com chocolate de boa qualidade. "Outra dica é fazer a ganache com creme de leite fresco ao invés do creme de leite de lata sem soro. Você ainda pode dar um toque pessoal à sua ganache adicionando licores de sua preferência ou suco de fruta cítrica", conta o cake designer.

Acompanhe a receita da Ganache de Nelson Pântano:

Ingredientes:

500g de chocolate amargo

400ml de creme de leite fresco

½ cálice de licor de gianduia


Modo de preparo:

Aqueça o creme de leite em banho-maria. Quando ele estiver amornado, comece a colocar, aos poucos, o chocolate que deverá estar bem picado. Mexa bem até que a mistura se torne homogênea. Assim que tudo se homogeneizar retire do banho-maria e acrescente o licor.

Observe que o que determina a consistência da ganache é a quantidade de creme de leite e o teor de cacau do chocolate. Delicie-se!

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente