Frutos do mar: receitas e dicas de compra

Frutos do Mar  camarão

Ricos em proteínas, os frutos do mar têm uma boa variedade de vitaminas e minerais, tais como, cálcio, fósforo e fluoreto. Antes de prepará-los é importante prestar atenção em algumas regrinhas. Em primeiro lugar, todos os frutos do mar, exceto camarões e caranguejos, devem ter cheiro de água salgada.

Compre mariscos e ostras com as conchas fechadas. Ostras de qualidade devem estar brilhantes e com bastante água na concha. Descarte aquelas que apresentarem a cor vemelho-alaranjada na casca. Quando fervê-las ou cozinhá-las, jogue fora às conchas que não abrirem no final do cozimento. E quando for comer, pingue algumas gotas de limão.

Para deixar o polvo mais macio use cubos de mamão papaya bem verdes. E para lulas, uma pitadinha de bicarbonato de sódio é o ideal. Lembre-se que eles devem ter carne firme e a pele brilhante. Quando comprar um camarão fresco, verifique os seguintes detalhes: a casca e a cabeça devem estar intactas; a cor clara e o cheiro agradável. Jamais compre camarões com manchas escuras, cabeça solta ou odor de amoníaco.

Receitas deliciosas:

Camarão e mexilhões ao cremeCevicheFrutos do mar ao fornoLasanha com frutos do marLulas recheadasOstras salteadas

Por Juliana Lopes

Comente