Fondue de sorvete: pura tentação!

Fondue de sorvete pura tentação

Foto: Divulgação Arte Freedo

Durante o verão as sorveterias ficam lotadas. Desde as tradicionais até as do tipo self service, que oferecem ingredientes para incrementar o doce como marshmallow, caldas e frutas. E você já ouviu falar em fondue de sorvete? Não? É um jeito super diferente de saborear a iguaria e reunir os amigos.

Funciona assim: você forma pequenas bolinhas de sorvete, as espeta com o garfo, molha na calda de chocolate e se delicia. Uma tentação, não é? É possível preparar as bolinhas em casa, com a ajuda de uma colher pequena de sorvete, ou comprar tudo pronto!

Na Arte Freedo,a primeira boutique de sorvetes do Brasil, por exemplo, você pode comprar as bolas de sorvete prontinhas. Custa R$ 60 o kit com 25 bolinhas e a panela de cerâmica com o fondue com instruções de aquecimento. "Os sabores são coco, doce de leite, morango com espumante, gianduia, laranja, manga e gengibre. A calda deve ser aquecida a 50°", explica Ana Gaspary, chef gelatiere e sócia-proprietária da Arte Freddo.

Segundo o chef de cozinha Dyogo Prado, professor do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, não existe restrição de sabores de sorvete na hora de fazer a fondue, mas uma dica bacana é misturar o doce com algo mais amargo ou azedo.

Fondue de sorvete pura tentação

Foto: Divulgação Arte Freedo

"Se os sabores do sorvete forem muito doces, uma opção é mergulhá-los numa calda de chocolate mais amargo para não ficar muito enjoativo. Se for de frutas, pode ser uma calda de chocolate ao leite", sugere. Só é preciso ter cuidado ao usar chocolate branco. Ele é mais gorduroso que o preto e ainda é acrescido de creme de leite.

Dyogo dá ainda outras opções: "É possível fazer uma calda de caramelo, como aquelas que usamos para cobrir o pudim. Basta acrescentar creme de leite ao final. Caldas de frutas também combinarão bem com sorvetes muito doces, por serem azedinhas. A de morango, por exemplo, leva açúcar e um pouco de conhaque."

Para que as bolas de sorvete não derretam deixe-as congelando por algumas horas antes de servir. Você pode também tirá-las do freezer à medida que for consumir ou colocar a vasilha com o sorvete em cima de outra que tenha gelo.

Quer saber como fazer algumas caldas para acompanhar o sorvete? Então confira as receitas que o chefDyogo Prado preparou para você:

Calda de chocolate (sopa de chocolate)

Ingredientes:

250g de creme de leite fresco (nata)

50g chocolate meio amargo

15g de cacau em po

30g açúcar

noz moscada, cardamomo e aniz estrelado a gosto

Modo de preparo:

Ferva o creme de leite e despeje em cima dos outros ingredientes. Deixe por 1hora e depois coe para retirar as especiarias


Fondue de caramelo

Ingredientes:

250g de açúcar

80ml de água

500g de creme de leite fresco (nata)

100g de manteiga

Modo de preparo:

Faça um caramelo com o açúcar e a água, depois despeje o creme fervendo (cuidado para não se queimar!) Incorpore bem, espere esfriar um pouco, junte a manteiga e está pronto para servir.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente