Festa em casa - capriche nos aperitivos!

Aperitivos para receber os amigos

Mini baked com cream cheese e chips de presunto Parma. Foto: Divulgação

A escolha do cardápio para uma festa, um evento ou encontro com os amigos pode ser ainda mais divertida do que você imagina, basta usar a criatividade. Para facilitar sua vida, selecionamos duas receitas que só de olhar já dá água na boca.

A primeira delas é uma combinação de minibatatas, recheadas com cream cheese e presunto frito, desenvolvida por Cláudia Porteiro, que além de ser nutricionista é proprietária do Buffet Cláudia Porteiro. Já a segunda receitinha é americana e preparada com raiz de salsa fries e ketchup caseiro para acompanhar, caso você queira, ambas deliciosas de saborear. Veja:

Mini baked com cream cheese e chips de presunto Parma

Ingredientes

20 batatas pirulito

200 gramas de cream cheese

40 ml de azeite virgem

100 gramas de presunto Parma fatiado

Sal a gosto

Sal grosso e salsinha crespa para enfeitar

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com casca e sal até ficarem macias. Em seguida, corte-as em duas partes iguais. Corte o fundo das batatinhas de forma que parem em pé. Com um boleador para legumes faça um furo central. Tempere com o cream cheese com azeite e o sal. Misture bem até ficar homogêneo. Transfira a mistura para um saco de confeiteiro com bico e recheie as batatinhas. Enfeite-as com salsinha e lascas de presunto Parma. Sirva-as sobre o sal grosso.

Para fazer os chips: asse as fatias de presunto Parma sobre o papel manteiga em forno a 170 graus até ficarem bem sequinhas.

Ketchup de tomate assado

(Rende 2 xícaras)

Ingredientes:

10 tomates médios - cerca de 1,10kg

1 litro óleo de cozinha bem quente

Sal marinho

Pimenta moída na hora

1 cebola grande picada

3 dentes de alho picados

3 estrelas de anis

3 folhas de louro

1 colher de chá coentro em pó

1 Pitada de pimenta pitada em flocos

1/8 xícara de vinagre balsâmico

Vinagre de maçã à gosto

Modo de Preparo:

Primeiro pré-aqueça o forno a 190 °C. Lave e corte os tomates ao meio e coloque em uma assadeira forrada. Levemente, regue com azeite e umas pitadas de sal marinho. Coloque no forno e asse por 30 minutos ou mais, até que os tomates fiquem caramelizados. Enquanto os tomates estão assando, aqueça o óleo em uma panela grande e adicione a cebola, uma pitada de sal marinho, pimenta do reino, alho, flocos de pimenta, anis, folhas de louro e coentro.

Cozinhe a cebola até amolecer um pouco (cerca de 5 minutos), quando o fundo da panela ficar seca regue a mesma com vinagre balsâmico. Deixe os tomates esfriarem e misture com a cebola cozida (remova o anis estrelado e folhas de louro e reserve). Bata a mistura em um processador, em alta potência, até formar um purê. Em seguida, passe por uma peneira de malha e volte para a panela.

Adicione as folhas novamente e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, reduza para fogo brando e cozinhe até engrossar (em torno de 5 a 10 minutos). Tempere a gosto e adicione algumas colheres de chá de vinagre de maçã se desejar. Deixe esfriar, despeje em um reciepiente de viro limpo e guarde na geladeira por uma semana.

Aperitivos para receber os amigos

Salsa Raiz Fries. Foto: Divulgação

Salsa Raiz Fries Ingredientes:

3 grandes raízes de salsa (cerca de 700 gramas)

Óleo de soja em alta temperatura

Sal marinho

Pimenta preta moída

Pimenta do Reino

Alecrim fresco (opcional)

Modo de Preparo:


Pré-aqueça o forno a 200°C. Descasque as raízes e corte em tiras de tamanho similares. Quanto mais fino, mais crocante ficará. Misture com um pouco de óleo, algumas pitadas de sal, pimenta e alecrim fresco, se desejar.

Asse por 20 minutos as raízes, misture e coloque de volta no forno entre 5 a 10 minutos, ou até que doure nas bordas, de forma que não as deixem duras demais. Sirva quentinha com o ketchup de tomate assado.

Dica: Caso não encontre raiz da salsa, ela pode ser subsituiída com beterraba ou aipo.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente