Feijão - versátil e gostoso

Feijão  versátil e gostoso

O brasileiro é louco por feijão, disso não há dúvida. Segundo o Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o consumo per capita no Brasil de arroz e feijão é de 17 quilos por ano.

O feijão é uma leguminosa versátil que pode ser usada de diversas formas, de saladas a doces. Com alto teor de proteínas, fibras e carboidratos, ele pode ser encontrados nas mais variadas formas e colorações.

No Brasil existem mais de 14 mil tipos de feijão, mas apenas 4 mil desses grãos são colhidos aqui. Apesar do tipo mais comercializado e consumido no país ser o carioquinha, de coloração bege e listrinhas marrons, 70% do mercado.

O feijão preto ocupa o segundo lugar do ranking dos mais consumidos, ocupando 20%, enquanto todas as outras variedades juntas somam 10% das vendas.

Mas, cuidado na hora de levá-los para casa. Verifique as dicas abaixo e não corra o risco de levar grãos velhos ou danificados para casa.

Na hora da compra

  • Se for a granel, de preferência aos grãos uniformes, de casca homogênea, brilhante, sem rachaduras ou manchas.
  • Pressione o grão com os dedos, se ele rachar facilmente, ele está velho e demorará mais tempo para ser cozido.
  • Agora se você for comprá-lo já embalado, verifique a safra. Sempre escolha as mais recentes.

Para armazenar

  • Escolha sempre locais secos e arejados, nunca guarde o feijão por mais de um ano e mesmo assim, verifique a validade da embalagem antes do uso.

Comente

Assuntos relacionados: culinária sabor feijão