Feijão básico

Feijão básico

Você que é cozinheira de primeira viagem, mora sozinha ou é recém-casada, aprenda a fazer o famoso feijão básico, que é a base alimentar do brasileiro. Além de saboroso também é uma receita muito simples de fazer, basta temperar com carinho e se dedicar com atenção ao detalhes. Vamos aprender!

Ingredientes

2 copos de feijão (nesta receita eu uso 2 copos de feijão, cerca de 500 gramas.)

água a gosto

calabresa a gosto (opcional)

bacon a gosto (opcional)

salsinha picada a gosto (opcional)

cebolinha picada a gosto (opcional)

sal a gosto

Modo de preparo

Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa, você pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas.

Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum, deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão para ver se amoleceu.

Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo para não explodir sua cozinha! Você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.

Fatie a calabresa e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos. Depois junte o feijão. Adicione o sal, geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente. Se você colocou a calabresa e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados.

leia também


Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos.Agora o feijão está pronto: na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima para dar um visual diferente. Coloque também uma ou duas folhas de louro no feijão para dar um toque especial.

Por Jessica Moraes

Comente