Faça iogurte em casa!

Fazer iogurte em casa pode ser muito mais fácil do que parece! Equipada com uma iogurteira então, nem se fale! Pequenas famílias, casais ou pessoas que moram sozinhas podem apostar em um modelo do tamanho compacto, como a iogurteira de 1 litro da Top Therm.

Esse modelo faz 9 potes ou 1 litro do iogurte natural probiótico artesanal. E o que é melhor, sem usar energia elétrica!

A mágica do processo é a fermentação da lactose existente no leite, transformando-a em ácido láctico que, por sua vez, atua sobre as proteínas do leite, modificando a sua consistência, solidificando-o, na forma que todos nós conhecemos. Vale lembrar que o iogurte, além de ser fonte de proteína, cálcio e outras vitaminas e minerais, é um alimento funcional, por possuir bactérias do "bem" em sua composição. Essas bactérias ajudam equilibrar a flora intestinal, ativam o sistema imunológico e assim impedem a entrada de microrganismos prejudiciais a nossa saúde.

Veja o passo a passo do uso da iogurteira:

1 - Aqueça 3 litros de leite (A, B ou C), ao atingir o ponto de fervura desligue o fogo e deixe esfriar até atingir a temperatura de 46ºC. Se utilizar leite em pó (integral, semi-desnatado ou desnatado), aqueça 2,5 litros de água, mineral ou filtrada, a temperatura de 46ºC, desligue o fogo, adicione 1(uma) lata inteira de leite em pó. Utilizando leite de “caixinha” (UHT), não ferva, apenas aqueça o leite a temperatura de 46ºC, desligue o fogo, adicione. Use 3 colheres (sopa) de leite em pó para cada litro de leite (para consistência mais firme);

2. Adicione um envelope inteiro do fermento Top Fit ProVitta e misture.

3. Despeje o leite nos potes.

4. Coloque-os dentro da Iogurteira Top Therm, tampe e aguarde 6 horas.

5. Após esse período de 6 horas estará pronto. Leve à geladeira e utilize no preparo de receitas ou ao natural, por um período de até 3 semanas.

Confira uma receita de Bolo de Fubá e Iogurte:

Ingredientes

4 ovos separados

2 xícaras (chá) de açúcar

1 pote de iogurte Top Therm (250 ml)

l copo (requeijão) de óleo

l xícara (chá) de farinha de trigo

l xícara (chá) de fubá

l colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

• Bata as claras em neve e reserve. Bata, na batedeira, as gemas com o açúcar até dobrar o volume.

• Acrescente o iogurte Top Therm, o óleo, a farinha, o fubá e o fermento.

• Bata até a massa ficar homogênea. Coloque em assadeira untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido, a 180°C (médio), até assar.

• Depois de frio, polvilhe açúcar com canela.

A marca também possui o modelo de 3 litros e a Multifuncional que faz até 4 litros de iogurte em 32 potes ou 3 litros em 12 potes, além de creme para coalhada seca, queijo branco, sorvetes e outras receitas.

O Preço da iogurteira de 1 litro, na promoção de Natal, é R$ 179,10.

Top Therm - SAC: (11) 5591 7900

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: iogurte bolo de fubá