Estive no CIA

Opa! O chef mudou de ramo? Antes que alguem venha a pensar que fui na Agência de Inteligência dos Estados Unidos, vamos esclarecer.

O CIA é o The Culinary Institute of America, um dos maiores e mais conceituados colégios de gastronomia do mundo. Fundado em 1946, tinha o intuito de ensinar a profissão de cozinha para veteranos da Segunda Guerra Mundial os quais haviam perdido seus empregos quando voltaram para os Estados Unidos.

Hoje, o CIA está espalhado pelos EUA com três grandes complexos e várias unidades de ensino. Visitei o maior deles, considerado a "sede", em Hyde Park, New York. Para resumir, eu estava na Disney World da gastronomia: um mundo a parte, onde só se fala em comida, bebida e serviços de alimentação do mundo inteiro. Ao todo, são 37 cozinhas pedagógicas onde, todos os dias, de manhã, tarde e noite, milhares de pessoas estudam e se aperfeiçoam no ofício da gastronomia.

CIA

Foto - Rodrigo Anunciato

Tive a oportunidade de aprimorar meus conhecimentos científicos sobre cozinha e, em minhas próximas postagens, estarei dividindo com você um pouco da experiência adquirida. Não perca nas próximas semanas, uma elucidação sobre a gastronomia ministrada pelos americanos que, com certeza, vai surpreender por não se tratar de fast food. Também falarei mais sobre essa fantástica escola, para qual já estou planejando o meu retorno no próximo ano.

Colunista do Vila Sabor, o Chef Rodrigo Anunciato é formado em gastronomia pelo Senac e professor titular da Faculdade de Gastronomia da UniSantos.

Comente