Espaguete especial

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Spaghettini in brodo alla contadina

Nem precisa dizer que Itália lembra massas e vice-versa. Portanto, direto da Itália, vem a tradicional prática de preparar um bom caldo com o osso do presunto. Antigamente, era de costume não desperdiçar absolutamente nada devido aos tempos de dificuldade econômica e aos longos invernos da Úmbria, região central italiana.

Atualmente, ainda é possível encontrar o caldo com osso do presunto em algumas padarias e delicatessens. Alias, essa é uma boa pedida para as noites frias. O ovinho de codorna acrescenta um toque especial à receita deixando o prato mais bonito, saboroso e nutritivo. Buon Appetito!

Spaghettini in brodo alla contadina com caldo do osso do presunto e ovo (por chef Sauro Scarabotta)

Ingredientes:

320g Spaghettini

1 cebola branca média

1 cenoura

2 talos de salsão

2 tomates maduros

1 osso de presunto cru

160 g presunto cru

4 ovos de codorna

20 ml azeite extra virgem de oliva italiano

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela grande coloque água fria, o osso do presunto sem as partes de carnes rançosas, a cebola cortada ao meio, a cenoura, o salsão e os tomates inteiros. Deixe em fogo alto até ferver e depois baixe o fogo, retirando as impurezas que boiarem (repetir a operação até sair todas as impurezas - deixar ferver no mínimo 2 horas.). Coe o caldo e acrescente sal e pimenta a gosto.

Corte o presunto cru sem retirar a gordura.

Coloque numa outra panela com tampa, água com sal e quando estiver fervendo acrescente o Spaghettini, mexa e tampe para voltar a ferver, descobrindo parcialmente a panela. Esquente uma frigideira antiaderente, e adicione o azeite para fritar os ovos de codorna.

Montagem:

Coloque o Spaghettini al dente.em um prato fundo. Coloque por cima tiras do presunto e um ovo em cada prato. Sirva bem quente com queijo ralado a gosto.

Por Lívany Salles

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente