Esfiha de Shimeji e Vegetais

Esfiha de Shimeji e Vegetais

Reprodução site/Projeto vegan

Conhecida como esfirra ou esfiha, essa pequena torta assada é originária da Síria e do Líbano, mas também é encontrada em outros países do Oriente Médio, como a Jordânia, Israel e Iraque, além do Brasil e Argentina, para onde foi levada por imigrantes árabes (sírio-libaneses) e tornou-se extremamente popular.

A esfirra tradicional sempre é feita com massa de pão, assada no forno, com recheios que podem ser de carne bovina, queijo, frango, calabresa, coalhada ou verduras temperadas. Hoje, o Vila Sabor traz uma opção deliciosa de esfirra de shimeji e vegetais, receita do vegano Thiago Almeida. Confira:

Ingredientes da Massa

3 xícaras de farinha de trigo

300ml de água

15g de fermento biológico fresco

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

Ingredientes do Recheio

4 xícaras de Shimeji picado

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 cenoura ralada fina

2 dentes de alho amassado

Sal a gosto

Modo de Preparo da Massa

Dissolva o fermento na água, junte o sal e o açúcar e misture. Adicione a farinha aos poucos com as mãos até formar uma massa homogenea e lisa. Reserve por 40 minutos.

Modo de Preparo do Recheio

Frite o shimeji no azeite até amolecer, adicione o alho e a cenoura e refogue por alguns instantes, desligue o fogo e acerte o sal.

Montagem

Separe pequenas bolas de massa, abra com um rolo formando círculos e recheie com o shimeji, pincele com óleo e leve para assar em forno médio por cerca de 25 minutos ou até dourar.


É sempre bom lembrar que para fechar as esfihas ou outras massas é só molhar um pouquinho as bordas, passe o dedo na água e passe pelas beiradas

Por Livany Salles

Comente