Escolha o cardápio do casamento

casal bolo

foto divulgação

Vai começar a planejar a festa de casamento? Antes de você sair à caça de banqueteiras, gastrônomos, doceiras e organizadoras de eventos, confira as recomendações da experiente banqueteira Mônica Dajcz.

Brunch e Coquetel

Seja no meio da manhã ou à tardinha, o brunch é um dos mais indicados, principalmente se a cerimônia for mais simples, com uma lista de convidados reduzida.

Para esta ocasião vale apostar na variedade de quitutes, entre eles, ovos mexidos, quiches e tortinhas. Como está quase na hora do almoço, também é comum incrementar a festa com coquetéis suaves, mini-saladinhas ou pratos quentes mais simples, como massas e crepes. Não é necessário incluir vinhos ou cerveja, apenas o champanhe para acompanhar o bolo.

No fim da tarde ou início da noite, Mônica indica banquetes informais ou à americana, onde cada convidado se serve. A forma de montar os alimentos é baseada no conceito finger food, que significa “alimento para ser comido com as mãos”. Faca e garfo são pouco usados, o que auxilia na hora de comer são guardanapos, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base. Entradas frias, como, salada, couscous e canapés ficam dispostos em uma mesa super decorada. E os pratos quentes podem entrar no “sistema de desfile”.

Buffet de Pratos Quentes

Caso as pessoas gostem de sentar-se à mesa, o serviço meio-formal ou à franco-americana, com um buffet de pratos quentes, deve entrar em cena. A entrada, na maioria das vezes uma salada, é servida montada em pratinhos. Em grandes mesas espalhadas pelo salão permanecem guarnições, entre elas, risotos, legumes grelhados ou batatas, e ainda uma carne vermelha com branca ou peixe.

Por fim, há ainda jantares formais ou à francesa, quando é servido nas mesas o menu clássico: uma entrada fria, uma carne e um acompanhamento com vinho seco para o prato principal; sobremesas e a famosa mesinha para o fim da festa, com cafezinho e petit fours. Entretanto, Mônica ressalta que muitos casais já deixam esse serviço de lado. “Quero que todos os convidados saboreiem comidinhas gostosas e se divirtam na pista de dança”.

Por Juliana Lopes

Comente