Ervas e especiarias

Ervas e Especiarias

Desde a antiguidade o homem utiliza ervas e especiarias, tanto em suas preparações como na conservação de seus alimentos. Da mesma maneira, as receitas que continham esses temperos também evoluíram.

Para incrementar ainda mais as suas preparações e inspirar a sua criatividade separamos algumas dicas. Mas, vá com calma. Siga primeiramente as instruções, veja os diferentes toques que cada ingrediente dá ao prato e assim, com o tempo, você poderá inventar suas próprias misturas.

Para moer as sementes em partes maiores, bata os temperos no liquidificados, ou em um pilão. Não moa os temperos em grandes quantidades, pois perdem sabor e aroma com rapidez.

Existem muitas maneiras de usar ervas e especiarias nos seus pratos. Elas ficam excelentes em marinadas, ensopados, assados, molhos e saladas. Vinagres e azeites com ervas, pode ser uma maneira muito gostosa de aproveitar esses produtos, além de enfeitar sua cozinha.

Para fazer um vinagre de ervas, é preciso um vinagre de boa qualidade e a erva de sua preferência. Lave as folhas e deixe-as secar bem. Depois, rasgue-as levemente, coloque-as em um vidro e complete com vinagre morno. Feche bem o recipiente e deixe-o em uma janela que bata bastante sol. Balance o vidro diariamente por duas semanas.

Experimente o sabor e, se você achar que eles não estão no ponto, troque as ervas por ervas frescas e repita o processo até que o sabor fique do seu agrado. Quando estiver pronto, coe o vinagre com um pano e coloque-o em um recipiente apropriado com um ou dois galinhos da erva para decoração.

Você pode usar apenas uma erva, ou fazer uma combinação de ervas e temperos. As ervas mais utilizadas são: o manjericão, o louro, a hortelã, o alecrim, o tomilho e o endro (dill). Você também pode acrescentar a mistura temperos como: alho, pimenta do reino ou pimenta vermelha.

Comente