Erros na hora de cozinhar

Erros na hora de cozinhar

Evite alguns problemas dentro da cozinha quando você for preparar o almoço ou jantar da família. Às vezes pequenos erros podem resultar em uma catástrofe culinária! Fique atenta:

Cozinhar a massa em panela pequena - Se a massa for longa, não vai nem caber na panela e vai quebrar. Em panela pequena cabe pouca água. Assim, ela esfria mais quando a massa entra na panela e, portanto, demora mais a voltar ferver. Escolha sempre uma panela que caiba bastante água. Use 1 litro para cada 100 gramas de massa. A melhor forma de preparar o macarrão é deixar a água ferver, adicionar sal e, por último, acrescentar o macarrão.

Usar faca errada e mal afiada - Se você escolher o utensílio correto, consegue controlar melhor os movimentos. A mais versátil das facas é a de chef, que tem cabo alongado e lâmina lisa. Ela é ideal para picar e fatiar em pequenos pedaços. Uma faca de legumes é boa para alimentos menores e tarefas como descascar e limpar ingredientes.

Usar uma tábua de corte pequena - Essa atitude aumenta e muito o risco de cortes acidentais. A tábua deve ser proporcional ao tamanho da faca e do produto. Sempre que terminar uma etapa da receita, higienize a tábua e só depois comece outra parte do preparo.

Cozinhar em panela fria ou com a gordura fria - Se a panela não estiver quente o suficiente, os vegetais vão grudar nela como cola e soltar um monte de água. O correto é aquecer a panela e sentir sua a temperatura com a mão (sem encostar). Depois, adicione o óleo e espere esquentar. Isso faz com que se crie uma espécie de camada antiaderente nos ingredientes.

Colocar o alho muito cedo - O alho vai queimar em menos de um minuto. Se você estiver fazendo peito de frango, por exemplo, que precisa de pelo menos 10 minutos de cocção, o alho vai queimar e amargar antes que a carne esteja pronta. Use sempre que possível o alho fatiado ou amassado, menos suscetível ao calor, ou use-o mais próximo do fim da preparação.

Virar a carne muito rápido ou muitas vezes - Quanto mais você vira e mexe a carne, mais líquido vai sair. A carne precisa ficar um tempo em contato com a panela para dourar, mas sem exageros.

Medir ingredientes sem precisão - Você não precisa pesar todos os ingredientes, mas procure usar xícaras e copos específicos para essa função e siga as medidas pedidas na receita à risca.

Por Jessica Moraes

Comente