Enchiladas de carne

Enchiladas de carne

Foto: reprodução/ Site marthastewart.com

Enchilada é uma ótima opção para um almoço bem diferente. É uma panqueca de milho mexicana, muito condimentada, feita tradicionalmente com recheio de carne de vaca, feijões ou frango e que leva por cima molho e queijo ralado. Vamos à receita:

Enchiladas de carne

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1/4 xícara de farinha de trigo (colheradas e nivelado)

caldo de galinha

1 1/2 colheres de sopa de pimenta em pó

1 cebola pequena picadinha

2 dentes de alho picados

300gr de carne moída magra

Sal grosso e pimenta moída

8 tortilhas de milho

1 1/2 xícaras de queijo cheddar ralado

1/4 xícara de coentro picado

Modo de preparo:

Para fazer o molho: Em uma panela média, aqueça 1 1/2 colheres de sopa de óleo em fogo médio. Adicione a farinha e cozinhe, mexendo ocasionalmente, durante 1 minuto. Adicione o caldo, a pimenta em pó e 3/4 de xícara de água, deixe ferver, mexendo constantemente. Reduza o fogo e cozinhe até engrossar levemente, cerca de 10 minutos.

Para fazer o recheio: em uma frigideira antiaderente, aqueça 1/2 colher de sopa de óleo em fogo médio-alto. Adicione a cebola, alho e carne, tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por aproximadamente 8 minutos, mexendo sempre, até estar cozido.

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque 1/4 xícara de molho no fundo da assadeira quadrada. Reserve. Faça enchiladas: empilhe as tortilhas já prontas. Embrulhe em papel alumínio e aqueça no forno, 10 minutos.

Preencha cada um com uma mistura de carne 1/4 xícara de empilhamento e 2 colheres de sopa de queijo; firmemente enrolar. Aumente o calor do forno para 230 graus. Organize as enchiladas na assadeira. Cubra com o molho restante e polvilhe com queijo. Cozinhar, descoberto, até ficar bem quente e borbulhante, de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar 10 minutos antes de servir. Sirva decorado com salsinha e, se desejar, uma salada verde.

Por Lívany Salles

Comente